dc.contributor.advisor | Barsalini, Glauco | |
dc.contributor.author | Leis, Bianca Vicêncio | |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T19:15:42Z | |
dc.date.available | 2022-04-07T19:15:42Z | |
dc.date.issued | 2022-02-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16546 | |
dc.description.abstract | O intelectual francês René Girard, em contato com diversas áreas do conhecimento,
desenvolveu investigações acerca da violência humana presente nas comunidades em
consonância com o fenômeno religioso e com a seletividade de bodes expiatórios. Ao
realizar uma leitura antropológica de mitos bíblicos e gregos, identifica o movimento cíclico
violento reproduzido constantemente pelas comunidades. Girard observa que as pessoas
são dotadas de desejos miméticos, sempre precisando de um modelo para imitar o seu
objeto de desejo, constituindo uma relação triangular - composta pelo sujeito, o modelo e
o objeto - a qual sempre dá origem a uma disputa. A competição entre os indivíduos
desencadeia a rivalidade, que resulta em conflitos sangrentos. Para que a sociedade não
estabeleça violência, a religião, como coerção social, instaura leis que reprimem as
violências sociais e mantém a ordem. No entanto, os sujeitos, ao recalcarem seus desejos,
internalizam a violência que precisa ser libertada. Então, por meio de uma cerimônia
religiosa, concretiza-se um ritual baseado nos mitos que originaram a comunidade,
realizando o sacrifício do bode expiatório. Os indivíduos considerados bodes expiatórios
são os que não correspondem aos padrões sociais, obtendo características consideradas
impróprias. Por intermédio do sacrifício, o sujeito se torna vítima sacrificial e liberta a
violência que assombra a comunidade. Após a morte da vítima, esta é cultuada, porque
impediu que os membros do conjunto social desencadeassem um conflito generalizado.
Dessa forma, o objetivo da pesquisa é compreender como a violência e a religião estão
conectadas com o mecanismo do bode expiatório sob o viés da teoria girardiana, utilizando
do método bibliográfico e comparativo para investigar as trajetórias percorridas por Girard,
bem como as diferenças instituídas entre as práticas sacrificiais nas comunidades originais
e os aparatos vingativos nas sociedades complexas. O caráter da pesquisa é qualitativo,
uma vez que a proposta é considerar os fatores e os pensadores que tiveram influência
durante o desenvolvimento de sua teoria. | pt_BR |
dc.description.abstract | French intellectual René Girard, in contact with different areas of knowledge, developed
investigations about human violence presente in communities in line with the religious
phenomenon and with the selectivity of scapegoats. When performing na anthropological
reaging of biblical and greek myths, he identifies the violent cyclical movement constantly
reproduced by the communities. Girard observes that people are endowed with mimetic
desires, always needing a model to imitate their object of desire, constituting a triangular
relationship – composed of the subject, the model and the object – which always gives rise
to a dispute. Competition between individuals triggers rivalry, which results in bloody
conflicts. So that society does not establish violence, religion, as social coercion, introduces
laws that repress social violence and maintain order. However, the subjects, by repressing
their desires, internalize the violence that needs to be released. Then, through a religious
ceremony, a ritual based on the myths that originated the community takes place,
performing the sacrifice of the scapegoat. Individuals considered scapegoats are those who
do not correspond to social standards, obtaining characteristics considered inappropriate.
Through sacrifice, th subject becomes a sacrificial victim and releases the violence that
haunts the community. After the victim’s death, she is worshiped because she prevented
the members of the social groups from triggering a generalizes conflict. Thus, the objective
of the research is to understand how violence and religion are connected with the scapegoat
mechanism under the bias of the Girard theory, using the bibliographic and comparative
method to investigate the trajectories followed by Girard, as well as the diferences
established between the sacrificial practices in the original communities and the vengeful
apparatuses in te complex societies. The character of the research is qualitative, since the
proposal is to consider the factors and thinkers in who had an influence during the
development of its theory. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.title | O bode expiatório: violência e religião na obra de René Girard | pt_BR |
dc.title.alternative | The scapegoat: violence and religion in the work of René Girard | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 2024543154994329 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 3030219210729027 | pt_BR |
puc.referee | Pires, Frederico Pieper | |
puc.referee | Campos, Breno Martins | |
puc.refereeLattes | 4770309851004817 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6935599495762856 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Ciências da Religião | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |