dc.contributor.advisor | Mendonça, Samuel | |
dc.contributor.author | Sarmento, Carolina Trentini Moraes | |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T13:21:59Z | |
dc.date.available | 2022-04-11T13:21:59Z | |
dc.date.issued | 2021-12-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16560 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação possui Políticas Públicas como temática e como tema o Exame
Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O Sistema Nacional de Avaliação
da Educação Superior (SINAES) tem como objetivo garantir o processo nacional da
avaliação das Instituições de Educação Superior (IES), dos cursos de graduação e
dos estudantes. Nesse âmbito, o ENADE foi criado para avaliar o desempenho
acadêmico dos graduandos referente aos conteúdos programáticos previstos nas
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o desenvolvimento de competências e
habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral profissional e o nível
de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. Nesse
sentido, contemplamos discussões sobre as qualidades possíveis de serem
representadas com as avaliações, denominadas aqui de qualidade pedagógica e
qualidade ranqueável. Com os apontamentos acima, nossa pergunta é: quais são as
finalidades do ENADE no entendimento de docentes e gestores de Pedagogia de uma
IES de Campinas (SP)? Como objetivo geral, investigamos as finalidades do ENADE
no entendimento de docentes e gestores de Pedagogia de uma IES de Campinas
(SP). Em relação aos objetivos específicos: (i) reconhecemos a trajetória das políticas
públicas de avaliação da educação superior a partir da década de 1990; (ii)
identificamos e analisamos as mudanças no SINAES entre os anos de 2004 e 2020;
(iii) identificamos e analisamos os dados referentes a pesquisas sobre o ENADE, no
período 2007 a 2020; (iv) analisamos as finalidades do ENADE no entendimento de
docentes e gestores do curso de Pedagogia pesquisado. Nossa pesquisa qualitativa
teve início com a revisão de literatura na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
(BDTD) para reconhecer os resultados de produções sobre o Exame. Realizamos
análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) pesquisado e das DCN
dos cursos de Pedagogia, além da técnica de análise de conteúdo e aplicação de um
questionário aberto aos docentes e gestores do curso pesquisado, totalizando doze
participantes. Como resultado, criamos quatro categorias: (i) Qualidades Avaliativas;
(ii) Desresponsabilização do Estado; (iii) Por Trás das Finalidades e (iv) Diálogo como
Boniteza nas Avaliações. Elas sintetizaram as falas dos participantes acerca da
discussão sobre qual é a qualidade que pode ser expressa com os resultados das
avaliações externas, quando utilizados isoladamente. Além disso, demonstraram a
iniciativa de desresponsabilização do Estado na utilização desses resultados,
fomentando a competividade e valendo-se dos rankings universitários em prol do
atendimento ao direito constitucional de acesso à educação. Também evidenciaram
as entrelinhas do Exame, para que se apresentasse pelas IES, inspiradas por Paulo
Freire, a possibilidade de reinvenção do ENADE. Como contribuição, ressaltamos a
necessidade de ouvir os docentes e gestores sobre as finalidades do ENADE com o
intuito de problematizar ações para a reinvenção dos usos dos resultados do Exame,
na busca de uma avaliação verdadeiramente formativa, visando a construção de um
curso de qualidade pedagógica. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation has Public Policy as its background and the National Student
Performance Examination (ENADE in Portuguese) as its theme. The National Higher
Education Assessment System (SINAES in Portuguese) aims to guarantee the
national assessment process of Colleges (higher education institutions, IES in
Portuguese), graduation courses and students. In this context, ENADE was created to
assess the academic performance of undergraduate students regarding the program
content available in the National Curriculum Guidelines (DCN in Portuguese), the
development of skills and abilities to professional training and the updating of students
in relation to Brazilian and world reality. For that matter, we include discussions about
the possible qualities to be represented with the evaluations, named here pedagogical
quality and rankable quality. With that in mind, our question is: what are the purposes
of ENADE to Pedagogy professors and managers at a IES in Campinas (SP)? As a
general purpose, we investigated the aims of ENADE in the understanding of
Pedagogy professors and managers of a IES from Campinas (SP). Concerning
specific purposes: (i) we have recognized the path of public policies for the evaluation
of higher education since the 1990s; (ii) we have identified and have analyzed changes
in SINAES between 2004 and 2020; (iii) we have analyzed data referring to research
on ENADE, in the period of 2007 to 2020; (iv) we have analyzed the purposes of
ENADE to professors and managers of the researched Pedagogy course. Our
qualitative research began with a literature review in the Digital Library of Theses and
Dissertations (BDTD in Portuguese) to know the results of productions about the
Exam. We have analyzed a document of the Pedagogical Course Project (PPC in
Portuguese) mentioned and the DCN of the Pedagogy courses, in addition to the
technique of content analysis and the application of an open questionnaire to teachers
and managers of the course in the amount of twelve participants. As a result, we have
created four categories: (i) Evaluative Qualities; (ii) Disclaimer of the State; (iii) Behind
the Purposes and (iv) Dialogue as a beauty in assessments. They summarized the
participants' statements about the discussion concerning what quality can be
expressed with the results of external evaluations, when isolated. Futhermore, they
have demonstrated the initiative to disclaim the State's responsibility in using these
results, encouraging competitiveness and taking advantage of university rankings in
favor of honor the constitutional right of access to education. They also highlighted
what is between the lines of the Exam, so that the IES, inspired by Paulo Freire, could
present the possibility of reinventing ENADE. As a contribution, we emphasize the
need to listen to teachers and managers about the purposes of ENADE in order to
discuss actions for the reinvention of the uses of the Exam results, in the search of a
truly formative assessment, aiming at the construction of a pedagogical quality course. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Avaliação em Larga Escala | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educational Public Policies | pt_BR |
dc.subject | Assessment on a large scale | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | ENADE: para quê e para quem? as finalidades do exame no entendimento de docentes e gestores de pedagogia de uma IES de Campinas (SP) | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 6019352983772680 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6369572439782922 | pt_BR |
puc.referee | Rios, Monica Piccione Gomes | |
puc.referee | Huarcaya, Alex Oswaldo Sanchez | |
puc.refereeLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.refereeLattes | -- | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |