dc.contributor.advisor | Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da | |
dc.contributor.author | Rocha, Marina | |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T13:33:34Z | |
dc.date.available | 2022-04-11T13:33:34Z | |
dc.date.issued | 2021-06-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16561 | |
dc.description.abstract | Essa pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Parte,
portanto, da tese da constituição social dos sujeitos, concretizada pelas/nas
práticas educacionais/pedagógicas das quais participam e formula, como
problema central a importância e a complexidade de construir condições de
enfrentamento das desigualdades sociais que marcam a vida de crianças e
adolescentes brasileiros. Para isso, pesquisa um programa de cunho
socioeducativo intitulado programa Integração, desenvolvido numa cidade do
interior do Estado do Piauí na região Nordeste, frequentado por participantes
oriundos de famílias de baixa renda e/ou que vivem em condições de
vulnerabilidade. A pesquisa tem como objetivo analisar como os sujeitos que
participam de um programa que coloca como objetivo a construção da cidadania
em seus participantes reproduzem, reformulam, inovam ou restringem um
discurso sobre a cidadania, sobre direitos e deveres? Daquilo que dizem sobre
o programa, sobre a vida, sobre si, o que podemos depurar de reconhecimento
de direitos e deveres, cujas formulações estão na base da condição de
cidadania? A abordagem metodológica se baseia nos princípios do Materialismo
Histórico Dialético. Para a pesquisa de campo os instrumentos utilizados para
desenvolver o estudo foram o grupo focal com adolescentes e jovens
frequentadores e entrevistas semiestruturadas com equipe técnico-pedagógica
(gestores, educadores, funcionários) e com familiares dos adolescentes
participantes do programa. Para análise do material produzido com esses
procedimentos estruturamos quadros com temáticas centrais e nucleares em
relação às significações que os participantes produzem sobre o programa,
especialmente naquilo que consideram contribuições e limites decorrentes de
sua participação; os núcleos foram assim definidos: (i) o Programa e a integração
com a escola e com a família; (ii) a construção de si pelo outro: o Programa, sua
importância na formação do sujeito cidadão e a vaga concepção positiva do “tirar
da rua”. Como resultados, destacamos que em relação à integração entre
programa, escola e família poucas são as ações desenvolvidas que cumprem
com a proposta de integrá-los. No que diz respeito à integração programa/família
não foi verificado o desenvolvimento de atividades que propusessem trazer a
família para o convívio do programa, e as limitações estruturais relacionadas à
dificuldade com o transporte público contribuem para dificultar essa integração.
No que diz respeito à integração com escola, a participação dos integrantes no
programa está vinculada à obtenção de bons resultados e assiduidade na escola,
o que é visto de forma positiva pelos pais que consideram o programa um ponto
de apoio importante na ajuda com a “criação” dos filhos. Quanto à proposta da
constituição do sujeito cidadão por parte do programa são apontadas limitações
que trazemos em forma de questionamentos no sentido de contribuir para a
superação. Nota-se a ausência da participação desses sujeitos na formulação
de concepções sobre cidadania que leve em consideração as suas
reivindicações e a construção da criticidade. Chamamos atenção para que as
atividades sejam realizadas de forma que se busque a participação direta dos
integrantes, despertando assim o interesse para a construção de um coletivo
consciente de seus direitos e deveres, do lugar que ocupam socialmente e da
capacidade de transformadora que possuem. Dessa forma, esperamos que esse
trabalho possa contribuir trazendo reflexões aprofundadas sobre programas
socioeducativos e os contextos em que eles estão sendo aplicados. Que ajude
na formulação de políticas públicas educacionais e auxilie programas já
existentes e engajados na causa socioeducativa a melhor desenvolverem suas
atuações. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is based on Vigotski’s historical-cultural theory. Part, therefore, of
the thesis of the social constitution of the subjects, embodied by/in the
educational/pedagogical practices of which they participate and formulate, as
central problem the importance and complexity of building conditions to cope with
the social inequalities that affect teenagers and children’s life. To this end, it
researches an educational program entitled Integration program, developed in a
city in the interior of the State of Piauí in the Northeast region, attended by
participants from low-income families and/or living in vulnerable conditions. The
research aim to analyze how the subjects who participate in a program that aims
to build citizenship in its participants reproduce, reformulate, innovate or restrict
a discourse on citizenship, rights and duties, what they say about the program,
about life, about you, what we can debug from recognition. The methodological
approach is based on the principles of dialectical historical materialism. For the
field research, the instruments used to develop the study were the focus group
with adolescents and young participants and semi-structured interviews with
technical-pedagogical team (managers, educators, employees) and with family
members of adolescents. For the analysis of the material produced with these
procedures we structure frameworks with central and nuclear themes in relation
to the meanings that the participants produce about the program, especially in
what they consider contributions and limits resulting from their participation; the
nuclei were thus defined: (i) The program and integration with the school and with
the family; (ii) the construction of oneself by the other: the Program, its importance
in the formation of the citizen subject and the vague positive conception of "taking
the children off the street". As a result, we highlight that in relation to the
integration between program, school and family there are few actions developed
that comply with the proposal of integrating them. As regards the
programme/family integration, the development of activities proposing to bring
the family into the programme was not verified, and the structural limitations
related to the difficulty with public transport contribute to hinder this integration.
With regard to integration with school, the participation of the members in the
program is linked to obtaining good results and attendance at school, which is
seen positively by parents who consider the program an important support point
in helping with the "creation" of children. As for the proposed constitution of the
citizen subject by the program are pointed out limitations that we bring in the form
of questions in order to contribute to overcoming. One can notice the absence of
the participation of these subjects in the formulation of conceptions about
citizenship that take into account their claims and the construction of criticality.
We emphasize the activities to be carried out in a way that seeks the direct
participation of the members, thus awakening the interest for the construction of
a collective aware of their rights and duties, the place they occupy socially and
the capacity to transform themselves. In this way, we hope that this work can
contribute by bringing in-depth reflections on socio-educational programs and the
contexts in which they are being applied. Help in the formulation of educational
public policies and help existing programs engaged in the socio-educational
cause to better develop their actions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Programas Socioeducativos | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade Social | pt_BR |
dc.subject | Educational Public Policies | pt_BR |
dc.subject | Adolescents | pt_BR |
dc.subject | Educational Practices | pt_BR |
dc.subject | Social Vulnerability | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê? | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9950383561011463 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 5277455644761315 | pt_BR |
puc.referee | Rios, Monica Piccione Gomes | |
puc.referee | Fernandes, Renata Sieiro | |
puc.refereeLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 9442590455789681 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |