Show simple item record

dc.contributor.advisorMorais, Cecília de Freitas
dc.contributor.authorOliveira, Isaias Mendes de
dc.date.accessioned2023-02-01T19:57:47Z
dc.date.available2023-02-01T19:57:47Z
dc.date.issued2022-12-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16704
dc.description.abstractA Internet das Coisas (IoT) é considerada a tecnologia do século XXI. Na área de ensino, dentro do contexto da Educação 4.0, as tecnologias relacionadas à IoT merecem destaque por apresentarem um grande potencial inovador ao serem aplicadas na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, especialmente contribuindo com o desenvolvimento de laboratórios remotos de baixo custo. A popularização dos computadores e microcontroladores de placa única, bem com uma ampla disponibilidade de sensores, fornecem infinitas possibilidades para a construção desses laboratórios. Com a pandemia da Covid-19, esse avanço tecnológico foi acelerado, pois várias instituições de ensino tiveram suas atividades presenciais suspensas, recomendando a educação à distância como medida de contenção de disseminação do vírus e alternativa para a continuidade de suas atividades. No ensino à distância existe uma dificuldade de formar nos alunos as habilidades que só são adquiridas com a experimentação prática em laboratórios. Apesar de haver vários estudos demonstrando que, em termos de engajamento e ganhos de aprendizagem para os alunos, os laboratórios remotos são equivalentes aos laboratórios tradicionais, seu uso no Brasil ainda é muito limitado. Nesse contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma experimental para o ensino de conceitos de eletricidade básica para estudantes do ensino médio e/ou técnico, com acesso e controle remotos, que, diferentemente da maioria das soluções encontradas na literatura, é implementada diretamente em um microcontrolador de placa única. Para isso, é proposta uma nova arquitetura simplificada em comparação a outros laboratórios remotos. Finalmente, para tornar mais intuitiva a interação do usuário do laboratório remoto, reduzindo a necessidade de supervisão e suporte adicional, também é desenvolvida uma interface gráfica na forma de um gêmeo digital do experimento prático.pt_BR
dc.description.abstractThe Internet of Things (IoT) is considered the technology of the 21st century. In the learning scenario, within the context of Education 4.0, IoT-related technologies deserve to be highlighted because they have great innovative potential when applied to improve the teaching-learning process, especially contributing to the development of low-cost remote laboratories. The popularization of single-board computers and microcontrollers, as well as the wide availability of sensors, provide endless possibilities for building these laboratories. With the Covid-19 pandemic, this technological advance was accelerated, as several educational institutions had their face-to-face activities suspended, recommending distance education as a measure to contain the spread of the virus and an alternative for the continuity of their activities. Despite several studies demonstrating that, in terms of engagement and learning gain, the remote laboratories are equivalent to the traditional ones, their employment in Brazil is still very limited. In distance learning, there is a difficulty in training students in skills that are only acquired with practical experimentation in laboratories. In this context, this work presents the development of an experimental platform for teaching basic electricity concepts for high school and or technical students, with remote access and control, which, unlike most solutions found in the literature, is implemented directly in a single board microcontroller. For this, it is proposed the use of an innovative and simpler architecture compared to other remote laboratories. Finally, to make the remote laboratory user interaction more intuitive, reducing the need for supervision and additional support, a graphical interface is also developed in the form of a digital twin of the hands-on experiment.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLaboratório remotopt_BR
dc.subjectEducação 4.0pt_BR
dc.subjectGêmeo digitalpt_BR
dc.subjectMicrocontrolador de placa únicapt_BR
dc.subjectEletricidade básicapt_BR
dc.subjectInternet das Coisaspt_BR
dc.subjectRemote laboratorypt_BR
dc.subjectEducation 4.0pt_BR
dc.subjectDigital twinpt_BR
dc.subjectSingle-board microcontrollerpt_BR
dc.subjectBasic electricitypt_BR
dc.subjectInternet of Thingspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador.pt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of an experimental platform for basic electricity with remote access and control: an approach implemented directly in a microcontroller.pt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes3469151870725248pt_BR
puc.advisorLattes0454304940755110pt_BR
puc.refereeBehrens, Frank Herman
puc.refereePeres, Pedro Luís Dias
puc.refereeLattes8342254131202324pt_BR
puc.refereeLattes9928404342655513pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC)pt_BR
puc.graduateProgramGestão de Redes de Telecomunicaçõespt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramnão se aplicapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record