dc.contributor.advisor | Morais, Cecília de Freitas | |
dc.contributor.author | Oliveira, Isaias Mendes de | |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T19:57:47Z | |
dc.date.available | 2023-02-01T19:57:47Z | |
dc.date.issued | 2022-12-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16704 | |
dc.description.abstract | A Internet das Coisas (IoT) é considerada a tecnologia do século XXI. Na área de
ensino, dentro do contexto da Educação 4.0, as tecnologias relacionadas à IoT
merecem destaque por apresentarem um grande potencial inovador ao serem
aplicadas na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, especialmente
contribuindo com o desenvolvimento de laboratórios remotos de baixo custo. A
popularização dos computadores e microcontroladores de placa única, bem com
uma ampla disponibilidade de sensores, fornecem infinitas possibilidades para a
construção desses laboratórios. Com a pandemia da Covid-19, esse avanço
tecnológico foi acelerado, pois várias instituições de ensino tiveram suas
atividades presenciais suspensas, recomendando a educação à distância como
medida de contenção de disseminação do vírus e alternativa para a continuidade
de suas atividades. No ensino à distância existe uma dificuldade de formar nos
alunos as habilidades que só são adquiridas com a experimentação prática em
laboratórios. Apesar de haver vários estudos demonstrando que, em termos de
engajamento e ganhos de aprendizagem para os alunos, os laboratórios remotos
são equivalentes aos laboratórios tradicionais, seu uso no Brasil ainda é muito
limitado. Nesse contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma
plataforma experimental para o ensino de conceitos de eletricidade básica para
estudantes do ensino médio e/ou técnico, com acesso e controle remotos, que,
diferentemente da maioria das soluções encontradas na literatura, é
implementada diretamente em um microcontrolador de placa única. Para isso, é
proposta uma nova arquitetura simplificada em comparação a outros laboratórios
remotos. Finalmente, para tornar mais intuitiva a interação do usuário do
laboratório remoto, reduzindo a necessidade de supervisão e suporte adicional,
também é desenvolvida uma interface gráfica na forma de um gêmeo digital do
experimento prático. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Internet of Things (IoT) is considered the technology of the 21st century. In the
learning scenario, within the context of Education 4.0, IoT-related technologies
deserve to be highlighted because they have great innovative potential when
applied to improve the teaching-learning process, especially contributing to the
development of low-cost remote laboratories. The popularization of single-board
computers and microcontrollers, as well as the wide availability of sensors,
provide endless possibilities for building these laboratories. With the Covid-19
pandemic, this technological advance was accelerated, as several educational
institutions had their face-to-face activities suspended, recommending distance
education as a measure to contain the spread of the virus and an alternative for
the continuity of their activities. Despite several studies demonstrating that, in
terms of engagement and learning gain, the remote laboratories are equivalent to
the traditional ones, their employment in Brazil is still very limited. In distance
learning, there is a difficulty in training students in skills that are only acquired with
practical experimentation in laboratories. In this context, this work presents the
development of an experimental platform for teaching basic electricity concepts
for high school and or technical students, with remote access and control, which,
unlike most solutions found in the literature, is implemented directly in a single board microcontroller. For this, it is proposed the use of an innovative and simpler
architecture compared to other remote laboratories. Finally, to make the remote
laboratory user interaction more intuitive, reducing the need for supervision and
additional support, a graphical interface is also developed in the form of a digital
twin of the hands-on experiment. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Laboratório remoto | pt_BR |
dc.subject | Educação 4.0 | pt_BR |
dc.subject | Gêmeo digital | pt_BR |
dc.subject | Microcontrolador de placa única | pt_BR |
dc.subject | Eletricidade básica | pt_BR |
dc.subject | Internet das Coisas | pt_BR |
dc.subject | Remote laboratory | pt_BR |
dc.subject | Education 4.0 | pt_BR |
dc.subject | Digital twin | pt_BR |
dc.subject | Single-board microcontroller | pt_BR |
dc.subject | Basic electricity | pt_BR |
dc.subject | Internet of Things | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de plataforma experimental de eletricidade básica com acesso e controle remotos: uma abordagem implementada diretamente em microcontrolador. | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of an experimental platform for basic electricity with remote access and control: an approach implemented directly in a microcontroller. | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3469151870725248 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 0454304940755110 | pt_BR |
puc.referee | Behrens, Frank Herman | |
puc.referee | Peres, Pedro Luís Dias | |
puc.refereeLattes | 8342254131202324 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 9928404342655513 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Gestão de Redes de Telecomunicações | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | não se aplica | pt_BR |