• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Faculdade de Serviço Social
  • TCC - Serviço Social
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Faculdade de Serviço Social
  • TCC - Serviço Social
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O profissional de serviço social e a inserção na educação pública: Uma breve análise do Sistema Educacional no Município de Limeira/SP

Abrir arquivo
cchsa_servicosocial_tcc_pereira_sa.pdf (1.466Mb)
Título alternativo
The social service professional and insertion in public education: A brief analysis of the Educational System in the Municipality of Limeira/SP
Autor
Pereira, Sara Cristina de Aguiar
Orientador
Camilo, Maria Virginia Righetti Fernandes
Data de publicação
14/12/2022
Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de Curso
Programa de Pós-Graduação
Não se aplica
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa possui como objetivo central compreender o processo de inserção do profissional de Serviço Social na Educação e as intervenções realizadas no âmbito escolar. Para isso, as análises realizadas são da inserção da categoria no Município de Limeira/SP visto a referência na temática. O método de pesquisa escolhido foi qualitativo, realizando assim entrevistas com perguntas semiestruturadas para possibilitar maior abrangência sobre o processo de inserção e atuação. Através das pesquisas realizadas e dos relatos foi possível compreender o trabalho do profissional dentro das escolas e na gestão da política de educação. Sendo assim, nota-se o impacto e a relevância que as intervenções realizadas possuem para a garantia do acesso a uma educação crítica e de qualidade para todos.
 
The core objective of this research is to comprehend the process of insertion of Social Work professionals in Education and the interventions taken in school environment. For that purpose, the analyzes done in this paper are related to the insertion of the category in Limeira/SP, since the city is reference on the subject. The research method chosen is a qualitative one, where interviews with semi-structured questions were made to enable to cover a great scope over the process of insertion and intervention. Through the research carried out and the reports, it was possible to understand the work of these professionals within schools and in the management of education politics. Therefore, it is noticeable the impact and the relevance that such interventions have to guarantee the access to an education of quality and critical thinking to all.
 
Palavras-chave
Serviço social
Educação
Direito
Emancipação
Social service
Education
Rights
Emancipation
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • TCC - Serviço Social

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião