dc.contributor.advisor | Mendonça, Samuel | |
dc.contributor.author | Alves, Vinicius Facure | |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T12:57:59Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T12:57:59Z | |
dc.date.issued | 2022-12-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16794 | |
dc.description.abstract | Muito é dito sobre educação humanística no meio acadêmico. No entanto, a
Pedagogia Waldorf, atualmente uma das pedagogias que mais cresce no Brasil em
questão da porcentagem de número de unidades, diversas vezes não faz parte dos
assuntos mencionados em componentes curriculares de cursos de graduação em
Pedagogia. Essa concepção de educação é um terreno fértil para pesquisar uma
maneira diferente de olhar para a educação, na medida em que apresenta
pressupostos incomuns em currículos da educação básica brasileira, com ênfase ao
humanismo. Com base nessas informações de expansão, é paradoxal ter encontrado
pouquíssimos artigos nas bases de dados SciELO e CAPES sobre o tema. O objetivo
desta pesquisa foi: identificar, através da obra de Rudolf Steiner e dos relatos de
gestores e professores das atuais escolas waldorf públicas brasileiras, se é possível
haver uma união entre Pedagogia Waldorf e Educação Pública no contexto político
brasileiro. Quanto a análise da obra de Steiner, o principal texto usado foi o livro “Os
Pontos Centrais da Questão Social”, que serviu de sustentação para analisar o que o
autor propõe sobre a relação entre a educação e o Estado, mais especificamente “Vida
do Direito Público” e “Vida Espiritual Cultural”. A relevância desta análise está na
necessidade de compreender as confluências e as divergências entre estas duas
esferas. A partir deste estudo teórico, será feita então uma comparação entre o que
Rudolf Steiner apresenta como “Pedagogia Waldorf” e o que é atualmente definido
como educação, tendo como base as diretrizes públicas educacionais brasileiras,
principalmente a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A partir dessa comparação, esta
pesquisa buscou responder o seguinte problema de pesquisa: é possível propor uma
Escola Waldorf Pública em conformidade com as políticas públicas brasileiras? Em
sua metodologia, está se trata de uma pesquisa empírica, com o uso de entrevistas
online como instrumento de coleta de dados. As entrevistas foram feitas com gestores
e professores de Escolas Waldorfs Públicas existentes para tentar compreender como
a integração entre a concepção Waldorf e escolas públicas ocorre. Como hipótese,
com base no que está sendo analisado por meio da fala dos envolvidos nas atuais
Escolas Waldorfs Públicas, o que ocorre atualmente é uma proposta de adequação
entre aquilo que se considera ideal e aquilo que está ao alcance daqueles que atuam
no cotidiano destas escolas, criando assim uma conexão possível entre essas duas
propostas, Pedagogia Waldorf e educação pública. Como resultado pode-se perceber
uma postura de abertura juntamente à uma postura de resistência daqueles que
compõem uma Escola Waldorf Pública perante os órgãos públicos e que, através da
atuação destes professores e gestores é possível criar um intercâmbio entre Escola
Waldorf e Educação Pública quando reconhecem que uma escola que possibilita o
acesso e a permanência de todos é de extrema importância. A contribuição do estudo
está na possibilidade de se conhecer uma proposta diferente de educação,
proporcionando um aprimoramento da educação básica brasileira. | pt_BR |
dc.description.abstract | Much is said about humanistic education among academic environment. However,
Waldorf Pedagogy, currently one of the fastest growing pedagogies in Brazil in terms
of the percentage of number of units, is often not part of the subjects mentioned in
curricular components of undergraduate courses in Pedagogy. This conception of
education is fertile ground for researching a different way of looking at education, as it
presents unusual assumptions in Brazilian basic education curriculum, with an
emphasis on humanism. Based on the information of this fast and expansive growth,
it is paradoxical to have found very few articles on the topic in SciELO and CAPES
databases. The aim of this research was: to identify, through the work of Rudolf Steiner
and the reports of managers and teachers of current Brazilian public Waldorf schools,
if it is possible to have a union between Waldorf Pedagogy and Public Education in
Brazilian political context. As for the analysis of Steiner's work, the main text used was
the book "Os Pontos Centrais da Questão Social", which served as a support to
analyze what the author proposes about the relationship between education and State,
more specifically "Life of Public Law” and “Cultural Spiritual Life”. The relevance of this
analysis lies in the need to understand the confluences and divergences between
these two spheres. From this theoretical study, a comparison was made between what
Rudolf Steiner presents as "Waldorf Pedagogy" and what is currently defined as
education, based on Brazilian public educational guidelines, mainly the “Lei de
Diretrizes e Bases” (LDB). From this comparison, this research sought to answer the
following research problem: is it possible to propose a Public Waldorf School in
accordance with Brazilian public policies? In its methodology, this is an empirical
research, with the use of online interviews as a data collection instrument. The
interviews were conducted with managers and teachers of existing Waldorfs Public
Schools to try to understand how the integration between the Waldorf and public
schools occurs. As a hypothesis, based on what is being analyzed through the speech
of those involved in the current Waldorfs Public Schools, what currently occurs is a
proposal of adequacy between what is considered ideal and what is within the reach
of those who work in the daily lives of these schools, thus creating a possible
connection between these two proposals, Waldorf Pedagogy and public education. As
a result, it is possible to perceive a posture of openness in conjunction with a posture
of resistance of those who compose a Public Waldorf School before public bodies and
that, through the acting of these teachers and managers, it is possible to create an
exchange between Waldorf School and Public Education when they recognize that a
school that allows access and permanence of all is of extreme matter. The contribution
of the study lies in the possibility of understanding a different proposal of education,
providing an improvement of Brazilian basic education. Due to the relationship
between “education” and “State” present here, this research was articulated in the line
of research of Public Policies in Education of the Graduate Program in Education at
PUC Campinas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Waldorf | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Método | pt_BR |
dc.subject | Waldorf Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Public Policies | pt_BR |
dc.subject | Method | pt_BR |
dc.title | Pedagogia Waldorf como uma Proposta de educação pública no contexto político brasileiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Waldorf Pedagogy as a Public Education Proposal in the Brazilian Political Context | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 8098150798309074 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6369572439782922 | pt_BR |
puc.referee | Beltramelli Neto, Silvio | |
puc.referee | Simões, Mauro Cardoso | |
puc.refereeLattes | 4777371367391173 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5450828270174612 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |