• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Linguagem e Comunicação
  • Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte
  • Dissertações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Linguagem e Comunicação
  • Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte
  • Dissertações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Midiatização, consumo e meditação: um estudo discursivo de Monja Coen na plataforma TikTok

Abrir arquivo
elc_ppglimiar_dissertacao_martins_gp.pdf (2.213Mb)
Título alternativo
Mediatization, consumption and meditation: a discursive study by Monja Coen on the TikTok platform
Autor
Martins, Gabriela Pimenta
Orientador
Silva, Marcelo Pereira da
Data de publicação
18/12/2023
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e Arte
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Nossa pesquisa aborda os temas midiatização e consumo, além de explicitar uma visão hipermoderna de práticas meditativas sob a perspectiva da interdisciplinaridade, considerando campos como história das religiões, sociologia, comunicação, análise de discurso e mídia. Exploramos a intersecção entre religiosidade, consumo e mídias sociais digitais, com foco no discurso sobre meditação e práticas budistas, destacando o papel do universo virtual na produção, circulação e disseminação desses temas e conteúdos. Observamos que a sociedade hipermoderna levanta questões sobre espiritualidade, fé e experiências religiosas em contextos laicos, questionando a persistência das crenças religiosas e como elas se adaptam à era da midiatização. A pesquisa também discute a imbricação de religião, mídia e sociedade, levando em conta a secularização e o pluralismo religioso em um contexto no qual cresce o interesse por práticas de meditação bem como a evolução de aspectos místicos para benefícios comprovados cientificamente, e sua onipresença nas redes sociais on-line. Destacamos a influência das mídias, incluindo a plataforma TikTok, na circulação de conteúdo relacionado à meditação, influenciando a forma como os indivíduos interagem com a religiosidade no ecossistema digital, com ênfase no funcionamento do discurso de "Monja Coen", nosso foco estudo.
 
This research addresses the themes of mediatization and consumption, in addition to explicating a hypermodern view of meditative practices from the perspective of interdisciplinarity, considering fields such as the history of religions, sociology, communication, discourse analysis, and media. We explore the intersection between religiosity, consumption, and digital social media, with a focus on the discourse surrounding meditation and Buddhist practices, highlighting the role of the virtual universe in the production, circulation, and dissemination of these themes and content. We observe that hypermodern society raises questions about spirituality, faith, and religious experiences in secular contexts, questioning the persistence of religious beliefs and how they adapt to the age of mediatization. The research also discusses the interweaving of religion, media, and society, taking into account secularization and religious pluralism in a context where there is a growing interest in meditation practices, as well as the evolution from mystical aspects to scientifically proven benefits, and their omnipresence on online social networks. We highlight the influence of the media, including the TikTok platform, on the circulation of content related to meditation, influencing how individuals interact with religiosity in the digital ecosystem, with an emphasis on the discourse of "Monja Coen," our study focus.
 
Palavras-chave
Midiatização
Consumo
Meditação
Discurso
Monja Coen
Mediatization
Consumption
Meditation
Discourse
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião