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A devoção Mariana pelas ondas do rádio: um estudo de caso sobre o Programa Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Abrir arquivo
cchsa_ppgcr_me_flor_fmz.pdf (8.087Mb)
Título alternativo
Marian devotion through the airwaves: a case study on the Consecration to Our Lady of Aparecida Program
Autor
Flor, Felipe Manoel Zangari
Orientador
Campos, Breno Martins
Data de publicação
17/12/2019
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Ciências da Religião
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Trata-se de investigar o evento da transmissão radiofônica da Consagração a Nossa Senhora Aparecida na sua dupla dimensão – uma celebração religiosa que é também um programa de rádio – como elemento constitutivo da identidade institucional da Rádio Aparecida e, por extensão, do Santuário Nacional de Aparecida. Essa investigação se dá num amplo contexto de inserção da temática religiosa nos ambientes de difusão de conteúdo oferecidos pelos meios de comunicação social, notadamente o rádio. A contextualização histórica da devoção a Aparecida e dos processos que levaram ao surgimento e consolidação desta celebração/programa permite compor um cenário de relevância simbólica, que se articula entre a espontaneidade típica da religiosidade popular e a padronização de um discurso proferido pela hierarquia eclesiástica. Uma análise de amostras recentes do programa revela o valor que a capacidade de interlocução dos oradores tem para a eficiência comunicacional a partir do rádio, ao passo que o diálogo entre referenciais teóricos dos campos da Comunicação Social e da Teologia Pastoral ilumina a compreensão deste fenômeno e acentua a relevância deste programa de rádio para o universo organizacional no qual ele está inserido. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
 
This dissertation investigates the radio broadcast of the Consacration to Our Lady of Aparecida in its double dimension - a religious celebration that is also a radio program - as a constitutive element of Radio Aparecida's institutional identity and, by extension, of the Basilica of the National Shrine of Our Lady of Aparecida. This study takes place in a broad context of insertion of the religious theme in the environments of diffusion of content offered by the media, notably the radio. The historical contextualization of the devotion to Our Lady of Aparecida and the processes that led to the emergence and consolidation of this celebration / program allows us to compose a scenario of symbolic relevance, which is articulated between the typical spontaneity of popular religiosity and the standardization of a discourse given by the ecclesiastical hierarchy. An analysis of recent samples of the program reveals the value that speakers' capacity for dialogue has for communicational efficiency from the radio, while the dialogue between theoretical frameworks in the fields of Social Communication and Pastoral Theology sheds light on the understanding of this phenomenon and underscores the relevance of this radio program to the organizational universe in which it is inserted. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001.
 
Palavras-chave
Comunicação Social
Nossa Senhora Aparecida
Rádio Aparecida
Radiodifusão
Religiosidade Popular
Teologia Prática
Social Communication
Our Lady of Aparecida
Aparecida Radio
Broadcasting
Popular religiosity
Practical Theology
Linguagem
Português
Financiador
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Número de Financiamento
001
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações

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