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dc.contributor.advisorCamilo, Maria Virginia Righetti Fernandes
dc.contributor.authorAlves, Beatriz Cristina dos Santos
dc.date.accessioned2024-06-24T13:39:30Z
dc.date.available2024-06-24T13:39:30Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17309
dc.description.abstractA presente pesquisa, visa compreender o processo de integração de adolescentes venezuelanos inseridos no Ensino Fundamental em Valinhos-SP, a partir da percepção dos estudantes venezuelanos e dos professores no que se refere às potencialidades e as dificuldades encontradas no processo de integração dos alunos venezuelanos. Além disso, buscamos refletir acerca da presença do Serviço Social na Educação e suas possíveis contribuições para esse processo. O método de pesquisa elegido foi qualitativo, realizamos entrevistas semiestruturadas com questionamentos norteadores a fim de possibilitar maior abrangência sobre o processo de integração no olhar do estudante e do professor, também para entender as contribuições do assistente social na Educação. Os resultados sinalizam para os desafios e potencialidades do estudante migrante no ensino fundamental, do corpo docente e a atuação do profissional do Serviço Social na Educação direcionada ao estudante migrante.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo comprender el proceso de integración de adolescentes venezolanos matriculados en la Educación Básica en Valinhos-SP, a partir de la percepción de los estudiantes venezolanos y sus profesores sobre las potencialidades y dificultades encontradas en el proceso de integración de los estudiantes venezolanos. Además, buscamos reflexionar sobre la presencia del Trabajo Social en la Educación y sus posibles contribuciones a este proceso. El método de investigación elegido fue cualitativo, se realizaron entrevistas semiestructuradas con preguntas orientadoras con el fin de brindar mayor cobertura del proceso de integración desde la perspectiva del estudiante y del docente, así como comprender los aportes del trabajador social en la Educación. Los resultados resaltan los desafíos y potencialidades del alumno migrante en la educación básica, del profesor y el papel de los profesionales del Trabajo Social en la Educación dirigida al alumnado migrante.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAdolescentes venezuelanospt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectTrabajo socialpt_BR
dc.subjectMigraciónpt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectAdolescentes venezolanospt_BR
dc.subjectIntegraciónpt_BR
dc.titleA integração de adolescentes venezuelanos no ensino fundamental no município de Valinhos-SPpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes8761911751915096pt_BR
puc.refereeVedovato, Luís Renato
puc.refereeCechet, Mariana
puc.refereeLattes7171365095068677pt_BR
puc.centerEscola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociaispt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramServiço Socialpt_BR


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