Metodologias para análise de risco e priorização do tratamento de falhas das funcionalidades de software
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Autor
Orientador
Henriques de Carvalho, Marcius FabiusData de publicação
14/12/2023Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Gestão de Redes de TelecomunicaçõesDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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O projeto de engenharia de sistemas automotivos com aplicações de software embarcado vem exigindo o estabelecimento de requisitos e funcionalidades de software complexas, especificados de forma colaborativa por sistemistas e montadoras automotivas, que geram custos no desenvolvimento e manutenção das funcionalidades. O fator da qualidade de software é um diferencial competitivo a ser considerado pelas empresas, uma vez que a qualidade inadequada pode causar mau funcionamento do produto, custos adicionais de reparo e prejuízos incalculáveis de imagem para a montadora automotiva. No sentido de identificar inadequabilidades das funcionalidades, métodos de classificação e priorização de tratamento de riscos são utilizados como mecanismos de prevenção de problemas e melhoria contínua dos processos e produtos. Este trabalho discute vantagens e desvantagens da aplicação do método Failure Mode and Effect Analysis (FMEA), amplamente empregado no segmento automotivo e o FMEA estendido como ferramenta para identificação e mitigação das falhas no desenvolvimento de funcionalidades de software. A seguir o método de análise de envoltória de dados Data Envelopment Analysis (DEA) é utilizado como uma forma de avaliação mais completa por permitir a hierarquização das funcionalidades por eficiência e indicar em que e o quanto uma funcionalidade ineficiente deve evoluir para se tornar eficiente. Os resultados apresentados demonstram que a aplicação dos métodos FMEA e DEA contribuem para a análise de risco, tratamento das falhas e priorização das funcionalidades de software, se tornando essenciais na proposição de ações de melhoria no desenvolvimento em aplicações de software embarcado.
The engineering project of automotive systems with embedded software applications has required the establishment of complex software requirements and functionalities, specified collaboratively by systemists and automotive manufacturers, which generate costs in the development and maintenance of functionalities. The software quality factor is a competitive differentiator to be considered by companies, since inadequate quality can cause product malfunction, additional repair costs and incalculable image losses for the automotive manufacturer. In order to identify inadequacies in functionalities, risk classification and prioritization methods are used as mechanisms for preventing problems and continuously improving processes and products. This work discusses advantages and disadvantages of applying the Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) method, widely used in the automotive segment, and the extended FMEA as a tool for identifying and mitigating failures in the development of software features. Additionally, the method Data Envelopment Analysis (DEA) is used as a more complete form of evaluation as it allows the ranking of functionalities by efficiency and indicates by what and how much an inefficient functionality must evolve to become efficient. The results presented demonstrate that the application of FMEA and DEA methods contribute to risk analysis, treatment of failures and prioritization of software functionalities, becoming essential in proposing improvement actions in the development of embedded software applications.
Palavras-chave
FMEADEA
Análise de Risco
Tomada de decisão
Priorização de Funcionalidades
Risk Analysis
Making Decision
Funcionalities Prioritization