• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise narrativa da websérie imaginário: perspectivas da folkmídia, do fantástico e do horror na obra de Bruno Esposti

Abrir arquivo
elc_ppglimiar_artigo_hergesel_jplm (9)_JOAO HERGESEL.pdf (129.1Kb)
Título alternativo
Narrative analysis of the webseries imaginário: folkmidia perspectives, the fantastic and the horror in the work of Bruno Esposti
Autor
Silva, Ana Catarine Mendes da
Marques, Isabela
Hergesel, João Paulo
Dias, Luan Ximenes
Data de publicação
01/01/2023
Tipo de conteúdo
Artigo
Programa de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e Arte
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
De que modo um produto de ficção seriada pode utilizar elementos do folclore brasileiro, em combinação com o fantástico e com o horror, para construir sua narrativa? Partindo deste questionamento, o presente trabalho analisa a websérie Imaginário (2016), do cineasta Bruno Esposti, que narra, em cada capítulo, uma lenda urbana ou folclórica do Brasil. Este artigo objetiva, portanto, detectar as intersecções entre folclore nacional, mídias digitais e o horror no audiovisual. Para realizar este estudo, faz-se uma revisão bibliográfica sobre o formato webséries, folkmídia e narrativa fantástica e de horror. Em seguida, analisa-se a websérie Imaginário, observando-se os principais elementos narrativos interessantes ao audiovisual, em diálogo com aspectos semânticos da cultura folclórica. Entre os principais resultados, percebe-se que as webséries podem se configurar como um formato de ficção seriada audiovisual capaz de resgatar elementos do folclore e da cultura popular (folkcomunicação), ressignificando-os e apresentando-os de modo massivo (folkmídia) para um público-alvo diversificado.
 
How can a serial fiction product apply elements of Brazilian folklore, in combination with the fantastic and the horror, to create its own narrative? Based on this question, the present work analyzes Imaginário webseries (2016), by filmmaker Bruno Esposti, that narrates, in each episode, an urban or folkloric legend of Brazil. Therefore, this article aims to place intersections between national folklore, digital media, and the horror into the audiovisual area. To carry out this study, a bibliographical review is carried out on the webseries, folkmedia and fantastic and horror narrative format. Then, the webseries Imaginário is analyzed, observing the main narrative elements interesting to the audiovisual, in dialogue with semantic aspects of folk culture. Among the results, it is noticed that webseries can be configured as an audiovisual serial fiction format that is able to of retake folklore and popular culture elements (folkcommunication), resignifying them and presenting them in a massive way (folkmedia) for diverse target audiences.
 
Palavras-chave
Estudos de televisão
Ficção seriada televisiva
Websérie
Narrativas midiáticas
Folkmídia
Television studies
Television series fiction
Webseries
Media narratives
Folk media
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião