dc.contributor.advisor | Pozzebon, Paulo Moacir Godoy | |
dc.contributor.author | Silva Junior, Celso Luiz da | |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T11:20:42Z | |
dc.date.available | 2024-12-19T11:20:42Z | |
dc.date.issued | 2024-12-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17447 | |
dc.description.abstract | O Trabalho de Conclusão de Curso a seguir, propõe explorar a relação entre a experiência
estética e a percepção sensorial, destacando a contribuição da obra de Maurice Merleau-Ponty,
especialmente sua "Fenomenologia da Percepção". A pesquisa visa entender como a concepção
fenomenológica do corpo e da percepção informa a experiência estética e enriquece a filosofia
da arte, oferecendo novas perspectivas sobre criação, apreciação artística e a relação entre artista
e arte. A metodologia inclui a análise dos conceitos chave de Merleau-Ponty e suas implicações
para a filosofia da arte, buscando contribuir para uma compreensão mais profunda da
experiência estética e enriquecer o diálogo filosófico contemporâneo. Os resultados aqui
apresentados elencam a relação entre artista, espectador e obra de arte, assim como os
desdobramentos da análise estética com o viés elucidativo da Fenomenologia da Percepção de
Merleau-Ponty. As considerações finais destacam como Merleau-Ponty redefine a sensação
como uma experiência ativa e encarnada, integrando corpo e mundo em uma vivência unificada.
Na arte, essa visão transforma o espectador em participante sensorial, fundindo-o com a obra
em uma interação direta e corporal. Para o artista, o corpo é mediador da criação, traduzindo
vivências em expressões sensoriais. A arte moderna exemplifica essa abordagem ao provocar
respostas perceptivas diretas, dissolvendo fronteiras entre sujeito e objeto e revelando a unidade
essencial entre corpo, mente e mundo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The following Bachelor's Thesis proposes to explore the relationship between aesthetic
experience and sensory perception, highlighting the contribution of Maurice Merleau-Ponty's
work, particularly his "Phenomenology of Perception." The research aims to understand how
the phenomenological conception of the body and perception informs aesthetic experience and
enriches the philosophy of art, offering new perspectives on creation, artistic appreciation, and
the relationship between artist and artwork. The methodology includes an analysis of MerleauPonty’s key concepts and their implications for the philosophy of art, seeking to contribute to
a deeper understanding of aesthetic experience and to enrich contemporary philosophical
dialogue. The results presented here outline the relationship between the artist, the viewer, and
the artwork, as well as the outcomes of aesthetic analysis through the elucidative lens of
Merleau-Ponty’s Phenomenology of Perception. The final considerations emphasize how
Merleau-Ponty redefines sensation as an active and embodied experience, integrating body and
world into a unified lived experience. In art, this perspective transforms the viewer into a
sensory participant, merging them with the artwork through direct and embodied interaction.
For the artist, the body acts as a mediator of creation, translating lived experiences into sensory
expressions. Modern art exemplifies this approach by evoking direct perceptual responses,
dissolving boundaries between subject and object, and revealing the essential unity of body,
mind, and world. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Corpo próprio | pt_BR |
dc.subject | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Own Body | pt_BR |
dc.subject | Corporeality | pt_BR |
dc.subject | Aesthetics | pt_BR |
dc.subject | Perception | pt_BR |
dc.title | A sensação e a experiência estética na “fenomenologia da percepção” de Merleau-Ponty e sua relação com a arte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 7178049857885452 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7113298780451095 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Filosofia | pt_BR |