Construção de uma ferramenta de gestão de hora extra
Autor
Orientador
Ricarte, Mônica CostaData de publicação
06/12/2024Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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A equipe de enfermagem é responsável pelo cuidado direto e contínuo dos pacientes, assim o dimensionamento quantitativo desta equipe se dá por meio das características do serviço de saúde e do processo de trabalho realizado. Este projeto aplicativo teve como problemática a gestão das Horas Extras (HE) geradas pela equipe de enfermagem no setor da hemodinâmica de um Hospital Universitário, que se justificou pela incompatibilidade dos apontamentos realizados pelos funcionários na unidade e os gerados pelo Recursos Humanos da instituição. O objetivo foi planejar e implementar uma estratégia efetiva para gestão das horas extras na unidade de Hemodinâmica. Método: trata-se de um projeto aplicativo realizado no setor da Hemodinâmica de um Hospital Universitário, tendo como público-alvo os técnicos e auxiliares de enfermagem do setor. Inicialmente foi utilizado a ferramenta de gestão PDSA para o planejamento das ações a serem realizadas, tendo na sua primeira etapa a utilização de mais duas ferramentas, na busca pela causa raiz do problema o Diagrama de Ishikawa e para estruturar de forma objetiva cada ação que foi utilizada a ferramenta 5w3h. Nesta etapa também foi realizada uma busca bibliográfica, respondendo à pergunta: “quais estratégias eficientes para registro e controle de horas extras? ”. Assim elaborou-se um instrumento para coleta de dados na plataforma google forms, com questões que caracterizavam as HE, quanti e qualitativamente além de ter a ciência do enfermeiro responsável em cada apontamento. Após capacitação da equipe de enfermagem houve a implementação do projeto. Conclusão: Este projeto permitiu o planejamento e implementação de uma estratégia para gestão das horas extras, além de ter possibilitado uma otimização das horas de trabalho do enfermeiro beira leito, já que o controle das HE se apresentou de forma eficaz e eficiente.
The nursing team is responsible for the direct and continuous care of patients, so the quantitative sizing of this team is based on the characteristics of the health service and the work process carried out. The problem with this application project was the management of Overtime (OT) generated by the nursing team in the hemodynamics department of a University Hospital, which was justified by the incompatibility of the entries made by the employees in the unit and those generated by the institution's Human Resources. The aim was to plan and implement an effective strategy for managing overtime in the hemodynamics unit. Method: This is an application project carried out in the Hemodynamics sector of a University Hospital, targeting the sector's nursing technicians and assistants. Initially, the PDSA management tool was used to plan the actions to be taken, with two other tools being used in the first stage: the Ishikawa diagram to find the root cause of the problem and the 5w3h tool to objectively structure each action. A literature search was also carried out at this stage, answering the question: "What are efficient strategies for recording and controlling overtime? ". A data collection tool was then drawn up on the google forms platform, with questions that characterized the OT, both quantitatively and qualitatively, as well as having the knowledge of the nurse responsible for each note. After training the nursing team, the project was implemented. Conclusion: This project made it possible to plan and implement a strategy for managing overtime, as well as optimizing the working hours of bedside nurses, since the control of OT was effective and efficient.
Palavras-chave
Horas ExtrasGestão Hospitalar
Liderança em Enfermagem
Overtime
Hospital Management
Nursing Leadership