Letramento, espaço digital e mídia
Título alternativo
Literacy, digital space and mediaLetramiento, espacio digital y mediosAutor
Silva, Larissa Candido da
Hergesel, João Paulo Lopes de Meira
Data de publicação
//2022Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e ArteDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este artigo tem como objetivo entender de que forma o conceito e a prática de
letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, enfocando a
competência nos gêneros discursivos jornalístico-midiáticos. O método de pesquisa se baseia em
uma revisão teórica a partir de Lévy (1999), para a contextualização da cibercultura; Leite (2018),
a respeito das noções de confiabilidade informacional; e Coscarelli (2017), sobre o letramento digital
e as práticas de leitura e escrita possíveis. Também se faz um levantamento bibliográfico de estudos
interdisciplinares contemporâneos sobre as noções de letramento digital. Como resultado, observouse um movimento crescente de pesquisas sobre as mídias e as informações noticiosas voltadas
principalmente para as fake news. Também se constatou que, ao verificar as ideologias presentes
por trás dos portais de mídia, uma abordagem mais bem contextualizada deveria ser favorecida,
pois ela se detém nesses aspectos importantes, extratextuais que devem ser observados nas aulas
de língua portuguesa, ao lidar com o gênero em questão. This article aims to understand how the concept and practice of critical digital literacies
can be encompassed in Portuguese language classes, focusing on ournalistic-media competence and
discursive genres. The research method is based on a theoretical review based on Lévy (1999), for
the contextualization of cyberculture; Leite (2018), about the notions of informational reliability; and
Coscarelli (2017), on digital literacy and possible reading and writing practices. A bibliographical
survey of contemporary interdisciplinary studies on the notions of digital literacy is also carried out.
As a result, there was a growing movement of research on media and news information aimed
mainly at fake news. We also found that, when identifying ideologies present behind the media
outlets, a better contextualized approach should be favored, as it focuses on these important, extratextual aspects that must be observed in Portuguese language classes, when dealing with the
focused textual genre. Este artículo tiene como objetivo comprender cómo se puede considerar el concepto y
la práctica de las alfabetizaciones digitales críticas en las clases de lengua portuguesa, centrándose
en la competencia en los géneros discursivos periodístico-mediáticos. El método de investigación se
basa en una revisión teórica basada en Lévy (1999), para la contextualización de la cibercultura;
Leite (2018), sobre las nociones de confiabilidad informativa; y Coscarelli (2017), sobre
alfabetización digital y posibles prácticas de lectura y escritura. También se realiza de estudios
interdisciplinarios contemporáneos sobre las nociones de alfabetización digital. Como resultado,
hubo un creciente movimiento de investigación sobre los medios de comunicación y la información
de noticias dirigidas principalmente a las noticias falsas. También se que, al verificar las ideologías
presentes detrás de los portales mediáticos, se debe favorecer un enfoque mejor contextualizado,
ya que se enfoca en estos importantes aspectos extratextuales que deben ser observados en las
clases de lengua portuguesa, cuando se trata del género en cuestión.
Palavras-chave
Letramentos digitaisEspaço digital
Mídia
Digital literacies
Digital space
Media
Alfabetizaciones digitales
Espacio digital
Medios de comunicación