| dc.contributor.author | Hergesel, João Paulo Lopes de Meira | |
| dc.date.accessioned | 2025-02-17T18:37:35Z | |
| dc.date.available | 2025-02-17T18:37:35Z | |
| dc.date.issued | 2020-05-14 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17496 | |
| dc.description.abstract | Este texto, cuja dimensão discursiva transita entre o ensaio acadêmico e o manual teórico,
reflete sobre um procedimento metodológico interdisciplinar que deriva da Literatura, mas
que pode ser aplicado em análises de produtos audiovisuais, sobretudo de obras televisivas.
O objetivo é revisitar as noções de enredo, personagens, tempo, espaço e foco narrativo –
tão caras ao estruturalismo – e propor sua observação em programas de televisão,
principalmente em teledramaturgia e entretenimento. A metodologia engloba um estudo
bibliográfico e interpretativo de categorias da Narratologia, disciplina que orbita entre as
Letras e a Comunicação. Os resultados apontam que as ideias que estiveram em voga nos
anos 1970 ainda são úteis para compreensão de fenômenos da cultura de massa, em suas
narrativas contemporâneas. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This text, whose discursive dimension transits between the academic essay and the
theoretical manual, reflects on an interdisciplinary methodological procedure that derives
from Literature, but which can be applied in analyses of audiovisual products, especially
television works. The aim is to revisit the notions of plot, characters, time, space and
narrative focus – so dear to structuralism – and propose their observation in television
programs, especially in theater and entertainment. The methodology encompasses a
bibliographic and interpretative study of categories of Narratology, a discipline that orbits
between Letters and Communication. The results point out that the ideas that were in vogue
in the 1970s are still useful for understanding phenomena of mass culture in their
contemporary narratives. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
| dc.subject | Comunicação | pt_BR |
| dc.subject | Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Televisão | pt_BR |
| dc.subject | Narrativas | pt_BR |
| dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
| dc.subject | Communication | pt_BR |
| dc.subject | Literature | pt_BR |
| dc.subject | Television | pt_BR |
| dc.subject | Narratives | pt_BR |
| dc.title | Programas televisivos e suas estruturas narrativas: enredo, personagens, tempo, espaço e foco narrativo em teledramaturgia e entretenimento | pt_BR |
| dc.title.alternative | Television programs and their narrative structures: enredo, characters, time, space and narrative focus on teledramaturgy and entertainment | pt_BR |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dcterms.publisher | Revista Informação em Cultura | |
| dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.21708/issn2674-6549.v2i1a8669.2020 | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 0081045915422658 | pt_BR |
| puc.center | Não se aplica | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
| puc.embargo | Online | pt_BR |
| puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |