dc.contributor.author | Lotti, Bernardo José Monteiro | |
dc.contributor.author | Hergesel, João Paulo Lopes de Meira | |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T18:13:43Z | |
dc.date.available | 2025-02-20T18:13:43Z | |
dc.date.issued | 2024-10-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17526 | |
dc.description.abstract | Verdades Secretas (2015) e Verdades Secretas II (2021) foram (tele)novelas criadas por Walcyr
Carrasco, sendo a primeira exibida pela televisão linear e a segunda pensada principalmente
para a plataforma de streaming. Em ambas as obras, houve uma linha de enredo direcionada
a discutir o vício em drogas ilícitas, manifestado, respectivamente, pelas personagens
Larissa e Laila. Pensando nisso, surgiu o seguinte problema de pesquisa: como o contexto
de produção, ao considerar os recursos técnicos do audiovisual, buscou representar a
adicção na ficção televisiva contemporânea? Este artigo tem como objetivo discutir como
os aspectos referentes ao vício foram construídos em ambas as produções, levando em
conta os componentes pertencentes à poética televisiva, isto é, tema, narrativa e estilo. Para
isso, elegeu-se como metodologia a análise poética do audiovisual, embasada por autores
como Bordwell (2008) e Thompson (2003), com direcionamento para três momentos do
arco narrativo das personagens: o começo do vício, os efeitos da droga e o destino de cada
uma. Como resultado, verificou-se que, em relação à Larissa, há uma adesão ao que era o
merchandising social (Lopes, 2009), abordando as oportunidades de reabilitação no país e
alinhando-se à narrativa da nação (Lopes, 2003), ao recriar ambientes como a Cracolândia
e destacar intervenções religiosas. Já o caso de Laila segue uma trajetória narrativa inversa,
desvinculando-se da conscientização das ações sociais e cumprindo a função pedagógica do
melodrama (Lopes, 2009) ao mostrar as consequências da busca por uma perfeição ilusória e
o destino de muitos dependentes químicos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Verdades Secretas (2015) and Verdades Secretas II (2021) were TV dramas created by Walcyr
Carrasco, with the former being broadcast on linear television and the latter primarily
designed for the streaming platform. Both works featured a storyline aimed at exploring
addiction to illicit drugs, manifested respectively by the characters Larissa and Laila. In light
of this, the following research problem arose: how did the production context, considering
the technical resources of audiovisual media, seek to represent addiction in contemporary
television fiction? This article aims to discuss how aspects related to addiction were
constructed in both TV dramas, considering components belonging to television poetics,
namely theme, narrative, and style. The methodology chosen for this analysis is the poetic
analysis of audiovisual content, grounded in the works of authors such as Bordwell (2008) and
Thompson (2003), focusing on three key moments in the characters' narrative arcs: the onset
of addiction, the effects of the drug, and the fate of each character. As a result, it was found
that, in relation to Larissa, there is an adherence to what was the social merchandising (Lopes,
2009), addressing rehabilitation opportunities in the country and aligning with the narrative
of the nation (Lopes, 2003), by recreating environments like Cracolândia and highlighting
religious interventions. On the other hand, Laila's case follows a reverse narrative trajectory,
dissociating from raising awareness about social actions and fulfilling the pedagogical
function of melodrama (Lopes, 2009) by depicting the consequences of pursuing an illusory
perfection and the fate of many drug addicts. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Lumina | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudos de Televisão | pt_BR |
dc.subject | Ficção Seriada | pt_BR |
dc.subject | Telenovela | pt_BR |
dc.subject | Adicção | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Television Studies | pt_BR |
dc.subject | Serial Fiction | pt_BR |
dc.subject | Addiction | pt_BR |
dc.subject | Poetics | pt_BR |
dc.title | A adicção na ficção televisiva contemporânea: Verdades Secretas e Verdades Secretas II | pt_BR |
dc.title.alternative | Addiction in contemporary television fiction: Verdades Secretas and Verdades Secretas II | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1698700299077504 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0081045915422658 | pt_BR |
puc.center | Não se aplica | pt_BR |
puc.graduateProgram | Linguagens, Mídia e Arte | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |