dc.contributor.advisor | Panutto, Peter | |
dc.contributor.author | Santos, Gabriela Rodrigues dos | |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T13:36:28Z | |
dc.date.available | 2025-02-21T13:36:28Z | |
dc.date.issued | 2024-12-05 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17537 | |
dc.description.abstract | Para além da importância institucional, política e social adquirida na
Constituição Federal de 1988, o Supremo Tribunal Federal adquiriu ainda maior
relevância na pandemia da COVID-19. A atuação da Suprema Corte passou a ser
especialmente requisitada diante da postura negacionista e anti-científica do
Governo Federal, à época sob o comando de Jair Bolsonaro, resultando em uma
profunda discussão sobre a competência dos entes federativos na condução de
políticas públicas para o combate à pandemia. Diante da omissão da União em
adquirir vacinas, este conflito federativo resultou na Arguição de Descumprimento de
Preceito Fundamental nº 770 (ADPF 770), na qual se discutiu a autonomia dos
Estados e Municípios para a aquisição de vacinas. Uma vez proferida a decisão
reconhecendo a não exclusividade da União na aquisição de vacinas, ela sequer
precisou ser executada para ensejar efeitos no plano fático, tendo em vista que a
partir dela o Ministério da Saúde passou a adquirir vacinas da COVID-19. O trabalho
tem como hipótese a relação direta estabelecida entre o precedente criado pelo
Supremo Tribunal Federal e o acesso às vacinas pela população, vez que os efeitos
da decisão foram mais políticos que jurídicos. Para alcançar os objetivos a que se
propõe, a presente pesquisa será realizada por meio de estudo de casos: o primeiro,
da ADPF 770 enquanto ponto de virada para a política pública vacinal e, o segundo,
o estudo dos efeitos desta decisão no enfrentamento da pandemia em
Campinas-SP, especialmente no que tange aos índices de contaminação, internação
e óbitos, antes e depois da vacinação, desde a decretação da calamidade pública
em razão da Pandemia (Decreto Legislativo nº 06, de 06/03/20), até o fim da
Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decretada
mediante portaria pelo Ministério da Saúde em 22 de abril de 2022. Ao fim,
conclui-se que o Supremo Tribunal Federal se consolidou como fonte de
deliberações imprescindíveis para a consecução de políticas públicas para a
garantia do direito à saúde, principalmente pela alteração da histórica centralização
da execução dos planos vacinais nas mãos da União, desencadeando um efeito
principalmente político que viabilizou a vacinação em massa contra a COVID-19. | pt_BR |
dc.description.abstract | Beyond its institutional, political, and social importance enshrined in the 1988
Federal Constitution, the Supreme Federal Court (STF) gained even greater
relevance during the COVID-19 pandemic. The Supreme Court's role became
especially crucial in response to the denialist and anti-scientific stance of the Federal
Government, then led by Jair Bolsonaro, sparking a deep debate on the
responsibilities of federative entities in implementing public policies to combat the
pandemic. In light of the Union's omission in acquiring vaccines, this federative
conflict led to the Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº770
(ADPF 770), which discussed the autonomy of States and Municipalities in procuring
vaccines. Once the decision was issued, recognizing that the Union did not hold
exclusive rights to vaccine acquisition, it did not even need to be enforced to produce
effects in practical terms, as the Ministry of Health subsequently began acquiring
COVID-19 vaccines. The work hypothesizes a direct relationship between the
precedent set by the Supreme Court and the population's access to vaccines, as the
decision's impacts were more political than legal. To achieve its objectives, this
research will employ case studies: first, examining ADPF 770 as a turning point in
public vaccination policy; and second, studying the effects of this decision in
addressing the pandemic in Campinas-SP, particularly concerning infection,
hospitalization, and mortality rates before and after vaccination, from the declaration
of a public calamity due to the Pandemic (Legislative Decree No. 06, dated 03/06/20)
until the end of the National Public Health Emergency (ESPIN) declared by a
ministerial decree on April 22, 2022. In conclusion, the Supreme Court has
established itself as a crucial source of deliberation for public policies guaranteeing
the right to health, mainly by altering the historical centralization of vaccine plan
execution in the Union's hands, triggering a primarily political effect that enabled
mass vaccination against COVID-19. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | pandemia | pt_BR |
dc.subject | STF | pt_BR |
dc.subject | direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Campinas | pt_BR |
dc.subject | public policies | pt_BR |
dc.subject | pandemics | pt_BR |
dc.subject | human rights | pt_BR |
dc.title | O Supremo Tribunal Federal como agente político na pandemia da COVID-19: o estudo da ADPF 770 e de seus efeitos na política pública de vacinação no município de Campinas | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9765186515796003 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 0439631941230676 | pt_BR |
puc.referee | Madeira, Ligia Mori | |
puc.referee | Peruzzo, Pedro Pulzatto | |
puc.refereeLattes | 6468093522228177 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5126921195345108 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Direito | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |