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dc.contributor.advisorOl, Iára Bittante de
dc.contributor.authorSouza, Ana Beatriz Gonçalves de
dc.date.accessioned2025-02-24T18:23:51Z
dc.date.available2025-02-24T18:23:51Z
dc.date.issued2024-12-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17538
dc.description.abstractIntrodução: A gagueira é um distúrbio da fluência que pode afetar significativamente a comunicação verbal, manifestando-se por meio de interrupções no fluxo da fala, dificultando a produção de uma expressão contínua e fluida. Diferentemente das descontinuidades comuns na fala, a gagueira envolve comportamentos atípicos que são associados a indivíduos que sofrem desse distúrbio. É importante destacar que a gagueira não é uma condição única, mas sim um espectro que abrange diferentes tipos, cada um com suas próprias características distintivas. Desde a gagueira desenvolvimental, que geralmente se manifesta na infância e pode persistir na vida adulta, até formas neurogênicas e psicogênicas, que estão associadas a disfunções no sistema nervoso central e a fatores emocionais, respectivamente. Ao abordar esses aspectos, este trabalho visa identificar quais procedimentos são apontados no processo de avaliação fonoaudiológica para gagueira por meio de uma revisão de literatura. Objetivo: Realizar revisão de literatura para identificar e analisar procedimentos em intervenção fonoaudiológica na gagueira infantil. Métodos: Este estudo trata de uma revisão de literatura, de caráter analítico e descritivo, em que foram selecionados artigos científicos, para identificar e analisar procedimentos em intervenção fonoaudiológica na gagueira infantil, tanto voltados à avaliação da comunicação como processos terapêuticos, incluindo-se terapia de orientação familiar. Teve como premissas norteadoras identificar e analisar procedimentos apontados no processo de intervenção fonoaudiológica no tocante à gagueira infantil, verificar quais os protocolos utilizados para avaliação e procedimentos em terapia fonoaudiológica na gagueira infantil, bem como e orientação à família. Resultados: Foram selecionados, em atendimento aos critérios de inclusão, um total de 10 artigos. Foi verificado que a intervenção fonoaudiológica na gagueira infantil destacam abordagens variadas e dados relevantes para uma terapia eficaz. Estudos revelaram que a gagueira persistente pode ter padrões hereditários, exigindo tratamentos contínuos e personalizados. Destaca-se que um dos estudos, propõe um programa que se utiliza de técnicas ajustadas à severidade da gagueira. Um programa usa um modelo indireto de intervenção e outro programa utiliza de modelagem de fala fluente.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction:Stuttering is a fluency disorder that can significantly affect verbal communication, manifesting itself through interruptions in the flow of speech, making it difficult to produce a continuous and fluid expression. Unlike common discontinuities in speech, stuttering involves atypical behaviors that are associated with individuals who suffer from this disorder. It is important to highlight that stuttering is not a single condition, but rather a spectrum that encompasses different types, each with its own distinctive characteristics. From developmental stuttering, which generally manifests itself in childhood and can persist into adulthood, to neurogenic and psychogenic forms, which are associated with dysfunctions in the central nervous system and emotional factors, respectively. By addressing these aspects, this work aims to identify which procedures are recommended in the speech therapy assessment process for stuttering through a literature review. Objective: To carry out a literature review to identify and analyze speech therapy intervention procedures for child, adolescent and adult stuttering. Methods: This study deals with a literature review, of an analytical and descriptive nature, in which scientific articles were selected to identify and analyze procedures in speech therapy intervention in childhood stuttering, both aimed at evaluating communication and therapeutic processes, including therapy family oriented. Results: A total of 10 articles were selected, in compliance with the inclusion criteria. It was found that speech therapy intervention in childhood stuttering highlights varied approaches and relevant data. Studies have revealed that persistent stuttering may have hereditary patterns, requiring ongoing and personalized treatments. It is noteworthy that one of the studies proposes a program that uses techniques adjusted to the severity of stuttering. One program uses an indirect intervention model and another program uses fluent speech modeling.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDistúrbios da falapt_BR
dc.subjectFonoterapiapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectGagueirapt_BR
dc.subjectLinguagem infantilpt_BR
dc.subjectspeech disorderspt_BR
dc.subjectspeech therapypt_BR
dc.subjectchildrenpt_BR
dc.subjectstutteringpt_BR
dc.subjectchild languagept_BR
dc.titleIntervenção fonoaudiológica na gagueira infantil: revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes.pt_BR
puc.advisorLattes7262731846654870pt_BR
puc.refereeFrare, Bárbara Maria de Oliveira
puc.refereeLattes0807499326730831pt_BR
puc.centerEscola de Ciências da Vidapt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramFonoaudiologiapt_BR


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