dc.contributor.advisor | Borges, Letícia Reis | |
dc.contributor.author | Carvalho, Beatriz Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T14:57:13Z | |
dc.date.available | 2025-02-25T14:57:13Z | |
dc.date.issued | 2024-11-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17561 | |
dc.description.abstract | Introdução: O sistema auditivo humano é distinto de outras espécies por sua
capacidade complexa de captar e interpretar sons. Para seu desenvolvimento, é
necessário que o sistema auditivo e as vias sensoriais estejam íntegras, pois a
audição permite que a criança interaja com o mundo sonoro. Dessa forma, o
Processamento Auditivo Central (PAC) é a habilidade do Sistema Nervoso Auditivo
Central (SNAC) em compreender informações auditivas recebidas do Sistema
Auditivo Periférico (SAP). O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC)
é quando há falhas ou inabilidades de processar e interpretar informações auditivas,
podendo ocorrer isoladamente ou associado a outros transtornos. Para identificar o
TPAC precocemente e reduzir seus impactos acadêmicos e sociais, foram
desenvolvidos protocolos de triagem auditiva. Objetivo: Analisar a eficácia dos
questionários e dos protocolos de triagem do Processamento Auditivo Central, por
meio de uma revisão de literatura. Método: O estudo trata-se de uma revisão de
literatura, de caráter qualitativo, realizada com base em análises de artigos
científicos originais, nacionais e internacionais, que apontam para os fatores
associados com a área da Fonoaudiologia. Foram utilizados então, os seguintes
descritores: Audição, triagem, criança, eficiência, protocolos e processamento
auditivo. Estes descritores foram encontrados a partir da pesquisa nos Descritores
em Ciências da Saúde (DeCS). Dessa forma, os principais foram: “Processamento
Auditivo Central”, “triagem”, “criança”, sendo estes combinados com os demais a
partir do uso do operador booleano “AND”. Resultados: Foram encontradas
diferentes ferramentas para triagem do PAC, como os questionários de
autopercepção, a Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (ASPA) e a
Scale Auditory Behaviors (SAB). A ASPA e a SAB são amplamente utilizadas, mas
têm limitações em abranger todas as habilidades auditivas envolvidas no PAC,
como lateralização, discriminação auditiva e figura-fundo. O uso de programas como
o AudBility e a validação de novas baterias de triagem são destacados como
alternativas. Conclusão: O trabalho enfatiza a importância de combinar
questionários e protocolos na triagem do PAC para identificar riscos de TPAC em
escolares. Nenhum método isolado é suficiente para avaliar todas as habilidades
auditivas essenciais. A pesquisa aponta a necessidade de validar novos
instrumentos mais completos, como o programa AudBility, que integra tecnologia à
prática clínica, mas carece de mais estudos nacionais. O estudo reforça a
importância da identificação precoce e da reabilitação para minimizar os impactos
acadêmicos e sociais do TPAC. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: The human auditory system is distinct from other species due to its
complex ability to capture and interpret sounds. For its development, it is necessary
that the auditory system and sensory pathways are intact, as hearing allows the child
to interact with the sound world. In this context, Central Auditory Processing (CAP)
refers to the ability of the Central Auditory Nervous System (CANS) to process and
understand auditory information received from the Peripheral Auditory System (PAS).
Central Auditory Processing Disorder (CAPD) occurs when there are failures or
impairments in processing and interpreting auditory information, which may occur in
isolation or be associated with other disorders. To identify CAPD early and reduce its
academic and social impacts, auditory screening protocols have been developed.
Objective: The aim of this study is to analyze the effectiveness of questionnaires and
screening protocols for Central Auditory Processing through a literature review.
Method: This study is a qualitative literature review, based on an analysis of original
scientific articles, both national and international, that focus on factors related to
Speech-Language Pathology. The following descriptors were used: Hearing,
screening, child, efficiency, protocols, and auditory processing. These descriptors were
found through research in the Health Sciences Descriptors (DeCS). The main terms
were: “Central Auditory Processing,” “screening,” and “child,” which were combined
with the other terms using the Boolean operator “AND.” Results: Various tools for CAP
screening were found, such as self-perception questionnaires, the Simplified Auditory
Processing Assessment (ASPA), and the Scale Auditory Behaviors (SAB). Both ASPA
and SAB are widely used, but have limitations in covering all auditory skills involved in
CAP, such as lateralization, auditory discrimination, and figure-ground. The use of
programs like AudBility and the validation of new screening batteries are highlighted
as alternatives. Conclusion: The study emphasizes the importance of combining
questionnaires and protocols in CAP screening to identify the risks of CAPD in
schoolchildren. No single method is sufficient to assess all the essential auditory skills.
The research points to the need for validating more comprehensive instruments, such
as the AudBility program, which integrates technology into clinical practice but requires
further national studies. The study reinforces the importance of early identification and
rehabilitation to minimize the academic and social impacts of CAPD. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Audição | pt_BR |
dc.subject | triagem | pt_BR |
dc.subject | criança | pt_BR |
dc.subject | eficiência | pt_BR |
dc.subject | protocolos e processamento auditivo | pt_BR |
dc.subject | Hearing | pt_BR |
dc.subject | screening | pt_BR |
dc.subject | child | pt_BR |
dc.subject | efficiency | pt_BR |
dc.subject | guidelines as topic and auditory perception | pt_BR |
dc.title | Eficácia de protocolos e questionários de triagem do processamento auditivo central para identificação de risco para transtorno do processamento auditivo central em escolares: revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4545360210280439 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9149726496870354 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências da Vida | pt_BR |
puc.graduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Fonoaudiologia | pt_BR |