Projeto Construindo Pontes entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental
Abrir arquivo
Autor
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
Data de publicação
01/02/2024Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Trata-se de pesquisa do tipo estudo de caso que teve como objetivo geral construir um programa de ações sistemáticas envolvendo o período de transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF), buscando consolidar as relações entre essas duas etapas da Educação Básica. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Ensino Fundamental e quatro de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação da cidade de Campinas, São Paulo. O projeto contou com uma equipe de 33 bolsistas Ensino Público (EP), ocupantes de diferentes funções na rede municipal de Educação de Campinas: professoras das turmas que ingressariam no EF e professoras de primeiros anos, orientadores pedagógicos, gestores (diretores e vice-diretores), supervisores e coordenadores pedagógicos. Compuseram o grupo, ainda, os alunos das professoras participantes e seus familiares. Embora não tenham sido fases estanques e/ou separadas rigidamente, o trabalho organizou-se em dois eixos: “O que temos” e “O que propomos”.