dc.contributor.advisor | Lopes, Celi Aparecida Espasandin | |
dc.contributor.author | Camargo, Nadia | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T12:05:42Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T12:05:42Z | |
dc.date.issued | 2024-12-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17597 | |
dc.description.abstract | O presente estudo1 consiste em uma pesquisa de Mestrado na área de Educação com
aderência à linha de pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”,
vinculado ao Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente. O objetivo geral
consiste em identificar e analisar as ações pedagógicas de professores dos anos
iniciais do Ensino Fundamental, por meio de suas narrativas orais e escritas, sua
autoformação docente, em relação ao letramento na língua materna, quando inseridos
em um processo de desenvolvimento profissional contínuo em que se visa a
implementação de uma educação interdisciplinar. O estudo se justifica pela urgente
necessidade de reconhecer os professores da Educação Básica enquanto produtores
do conhecimento próprio e inerente à docência, construído coletivamente no exercício
da profissão, em parceria com a Universidade. O lócus desta pesquisa se concentra
em um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola
pública de Valinhos, SP. Se desenvolve a partir do seguinte problema de pesquisa:
Como se configura o desenvolvimento profissional e a autoformação de professores
a partir de suas narrativas (auto)biográficas ao promoverem o letramento na língua
materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Em uma abordagem qualitativa,
apostamos na reflexividade (auto)biográfica (Souza, Passeggi e Vicentini, 2013),
materializadas pelas narrativas de si como práticas de formação e autoformação, por
meio das quais buscamos encontrar indícios de suas repercussões nos processos de
constituição da subjetividade e da inserção social do sujeito. Compreendemos o
letramento na língua materna, como um mergulho na língua envolvendo a
compreensão de seu funcionamento enquanto sistema e seus diversos usos sociais
em diferentes contextos (Soares, 2003; 2016; 2022). A construção dos dados se deu
por meio de narrativas orais e escritas, a observação dos encontros para estudo
coletivo e os relatórios produzidos pelos professores, em cumprimento às exigências
vinculadas à concessão de bolsas, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado
de São Paulo (FAPESP). Os dados permitiram identificar indícios sobre o que é ser
professor, a concepção de aluno e a conscientização por parte dos participantes sobre
o seu desenvolvimento profissional, a compreensão sobre o letramento na língua
materna e a sua relevância no processo de ensino e aprendizagem e o
reconhecimento dos Projetos Interdisciplinares como uma proposta metodológica que
promove maior envolvimento e motivação dos estudantes, promovendo uma
aprendizagem mais efetiva e profunda. Os resultados evidenciam o potencial dos
professores da Educação Básica enquanto produtores de conhecimento que, ao se
reconhecerem como tais, promovem um empoderamento que os impulsiona a
continuar investindo no próprio desenvolvimento profissional, com o objetivo de fazer
a diferença na educação dos estudantes. As principais contribuições relacionam-se a
confirmação de que o saber e o fazer docente se constituem no exercício da docência
e que as pesquisas em educação que se propõem em pesquisar ‘com’ os professores
da Educação Básica, podem contribuir para o reconhecimento social dessa profissão. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study comprises a master's research in the field of Education, aligned with
the research line "Teacher Education and Pedagogical Practices," associated with the
Research Group on Teacher Education and Work. Its overall objective is to identify
and analyze the pedagogical actions of teachers in the early years of Elementary
School through their oral and written narratives, and their self-education as educators
regarding literacy in the mother tongue, within the context of a continuous professional
development process aimed at implementing interdisciplinary education. The study is
justified by the urgent need to recognize Primary Education teachers as producers of
their own inherent teaching knowledge, collectively constructed in the exercise of their
profession, in partnership with the University. The locus of this research is a group of
teachers in the early years of Elementary School, from a public school in the city of
Valinhos-SP. It addresses the following research problem: How is the professional
development and self-education of teachers shaped by their (auto)biographical
narratives while promoting literacy in the mother tongue in the early years of
Elementary School? Employing a qualitative approach, we rely on (auto)biographical
reflexivity (Souza, Passeggi, and Vicentini, 2013), materialized through self-narratives
as practices of education and self-education, which we use to uncover insights into
their impact on the processes of subjectivity constitution and social insertion of the
subject. We understand literacy in the mother tongue as an immersion in the language,
involving comprehension of its functioning as a system and its various social uses in
different contexts (Soares, 2003; 2016; 2022). Data collection involved oral and written
narratives, observation of collective study meetings, and reports produced by
participating teachers, directed to FAPESP in compliance with the requirements for
scholarship grants. The data allowed identifying reflective insights about what it means
to be a teacher, the concept of student, and the participants' awareness of their
professional development, their understanding of literacy in the mother tongue and its
relevance in the teaching and learning process, and recognition of Interdisciplinary
Projects as a methodological proposal that promotes greater student engagement and
motivation, fostering more effective and profound learning. The results highlight the
potential of Primary Education teachers as knowledge producers who, by realizing this,
are empowered and driven to continue investing in their professional development,
aiming to make a difference in student education. The main contributions relate to the
confirmation that both teaching knowledge and practice are formed through the
exercise of this profession, and that educational research proposing to research “with”
Primary Education teachers can contribute to the personal and social recognition of
this profession. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | pt_BR |
dc.subject | Letramento na língua materna | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa (auto)biográfica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher professional development | pt_BR |
dc.subject | Literacy in the mother tongue | pt_BR |
dc.subject | (Auto)biographical research | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento profissional e a autoformação de professores ao promover o letramento | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 9210745727301365 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9699186251670702 | pt_BR |
puc.referee | Ferreira, Luciana Haddad | |
puc.referee | Anunciato, Rosa Maria Moraes | |
puc.refereeLattes | 0247458923893398 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 3064136997342775 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |