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Política para jovens: estratégias de comunicação de influenciadores digitais no Instagram

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elc_ppglimiar_dissertacao_dias_ro.pdf (2.528Mb)
Autor
Dias, Rebeca de Oliveira
Orientador
Doretto, Juliana
Data de publicação
27/06/2024
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e Arte
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

No senso comum, a juventude é considerada como sem interesse em conteúdos direcionados à política. No entanto, os jovens querem conhecer melhor o cenário político, mas o fato de eles serem tratados como distantes desse campo acaba por afastá-los ainda mais dessas discussões. Por outro lado, a mídia digital hoje é um elemento indispensável no tempo de lazer dos jovens, e o fato de a internet ser um meio especialmente apreciado pelas gerações mais novas pode funcionar como uma motivação extra para chamar os jovens à vida política, já que os discursos nas mídias digitais têm a capacidade de influenciar o espaço público. Nesse sentido, com a popularização dos chamados influenciadores digitais, estes passaram a ocupar espaços antes restritos às personalidades políticas ou que se destacavam nas mídias convencionais, conquistando uma audiência fiel no meio virtual, a partir de conteúdos independentes. Esses agentes são definidos como aqueles com poder de influenciar no estilo de vida, gostos e bens culturais daqueles que estão em sua rede. Entre eles, estão alguns jovens, que se dedicam especialmente ao debate político-partidário, como foco na audiência juvenil. Destacamos dois perfis no Instagram que reúnem mais de 100 mil seguidores: Nanda Schmidt Baccelli, situada no campo da direita, e Laura Sabino, que se declara à esquerda. Assim, numa perspectiva interdisciplinar, este trabalho teve como objetivo principal identificar o modo como alguns desses influenciadores digitais elaboram e direcionam esses conteúdos políticos para a população jovem. Utilizamos análise de conteúdo como metodologia, com o estudo de 20 vídeos com maior número de interações publicados em 2022 nas redes dessas duas influenciadoras digitais. Na pesquisa adotou-se a metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), para definir elementos dos vídeos que seriam selecionados, descritos e interpretados. Com base nas análises, foi possível verificar que os vídeos de ambas as influenciadoras obedecem em geral aos preceitos formais da plataforma Instagram, em busca de alcance e visibilidade, com cortes e velocidade. Laura Sabino, porém, subverte a duração convencional dos vídeos e assim consegue desenvolver ideias com mais profundidade, apoiando-se sobretudo no discurso jornalístico, e também no humor. Nanda Schmidt, no entanto, não apenas é superficial em sua argumentação como reverbera desinformação. Nos dois casos, porém, não parece haver de fato interesse em dialogar com um jovem da corrente política contrária, já que, quando essas figuras são invocadas nos vídeos, isso é feito de forma irônica. Isso nos leva debater se há aqui a preocupação em vencer a disputa discursiva nas redes, ou se a intenção é apenas criar uma caixa de ressonância para pessoas que se alinham às visões das influenciadoras.

 

In common sense, young people are considered to be uninterested in content focused on politics. However, young people want to know more about the political scene, but the fact that they are treated as distant from this field ends up distancing them even further from these discussions. On the other hand, digital media today is an indispensable element in young people's leisure time, and the fact that the internet is a medium especially appreciated by younger generations can act as an extra motivation to attract young people to political life, since Discourses in digital media have the ability to influence public space. In this sense, with the popularization of socalled digital influencers, they began to occupy spaces previously restricted to political personalities or those who stood out in conventional media, gaining a loyal audience in the virtual environment, through independent content. These agents are defined as those with the power to influence the lifestyle, tastes and cultural assets of those in their network. Among them are some young people, who are especially dedicated to party political debate, with a focus on the youth audience. We highlight two Instagram profiles that have more than 100 thousand followers: Nanda Schmidt Baccelli, located on the right and Laura Sabino, who declares herself on the left. Thus, from an interdisciplinary perspective, this work's main objective was to identify the way in which some of these digital influencers prepare and direct this political content to the young population. We used content analysis as a methodology, with the study of 20 videos with the highest number of interactions published in 2022 on the networks of these two digital influencers. In the research, the Content Analysis methodology (Bardin, 1977) was adopted to define elements of the videos that would be selected, described and interpreted. Based on the analysis, it was possible to verify that the videos of both influencers generally comply with the formal precepts of the Instagram platform, in search of reach and visibility, with cuts and speed. Laura Sabino, however, subverts the conventional length of mediums and thus manages to develop ideas in more depth, relying mainly on journalistic discourse, and also on humor. Nanda Schmidt, however, is not only superficial in his arguments but also echoes misinformation. In both cases, however, there does not seem to be any real interest in dialoguing with a young person from the opposite political current, since, when these figures are invoked in the videos, it is done ironically. This leads us to debate whether there is a concern here with winning the discursive dispute on the networks, or whether the intention is just to create a sounding board for people who align themselves with the influencers' views.

 
Palavras-chave
Influenciadores digitais
Juventude
Política
Redes sociais
Instagram
Digital Influencers
Youth
Politics
Social Media
Linguagem
Português
Financiador
Não recebi financiamento
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