Os festivais enquanto espaço da arte: um estudo de caso no Festival Arte Serrinha
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Silva, Tarcisio TorresData de publicação
28/05/2024Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e ArteDireitos de acesso
Acesso restritoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente trabalho dedicou-se a explorar um referencial que compreendesse o espaço da arte, visto aqui, como um meio de interação entre os indivíduos, as expressões artísticas e o território. Através do encontro entre o público e a arte, surgem trocas, atravessamentos, interseções e debates pertencentes a discussões relacionadas ao local e ao global e que, de algum modo, influenciam as sociedades que ali estão inseridas. Para a compreensão e aprofundamento do conceito de espaço foram utilizados os trabalhos desenvolvidos por Santos, Haesbaert, Canton e Gomes. O conceito de arte foi abordado na perspectiva de Cauquelin, Bourdieu e Haacke, Furegatti e Bortulucce. O diálogo entre os dois conceitos possibilitou constituir o entendimento sobre espaço da arte partindo do pressuposto de ser um lugar que proporciona o contato com a arte seja de forma expositiva, interativa, criativa ou de ensino-aprendizagem. Notada a amplitude das possibilidades de espaços, foi estabelecido um recorte elegendo os festivais como proposto por Hobsbawm, Han e Fléchet. A escolha por esse recorte deve-se ao dinamismo que o festival como espaço da arte proporciona à sociedade contemporânea. Ao fim, foi realizado um estudo de caso tendo como objeto o Festival Arte Serrinha, que acontece anualmente no município de Bragança Paulista/SP com o propósito de observar de que maneira o espaço da arte pode ser configurado. Para isso, foi pesquisado o lugar onde se encontra, sua origem, suas edições, suas interações com o território em que está inserido, e destaques de momentos "marcantes" de sua existência.
Abstract: This work was dedicated to exploring a framework for understanding the art space, seen here as a means of interaction between individuals, artistic expressions and the territory. Through the encounter between the public and art, there are exchanges, crossings, intersections and debates that belong to discussions related to the local and the global and that, in some way, influence the societies that are inserted there. In order to understand and deepen the concept of space, the works developed by Santos, Haesbaert, Canton and Gomes were used. The concept of art was approached from the perspective of Cauquelin, Bourdieu and Haacke, Furegatti and Bortulucce. The dialog between the two concepts made it possible to form an understanding of the art space based on the assumption that it is a place that provides contact with art, whether in an exhibition, interactive, creative or teaching-learning way. Having noted the wide range of possible spaces, a selection was made, choosing festivals as proposed by Hobsbawm, Han and Fléchet. This was chosen because of the dynamism that the festival as a space for art brings to contemporary society. Finally, a case study was carried out of the Serrinha Art Festival, which takes place annually in the municipality of Bragança Paulista/SP, with the aim of observing how the art space can be configured. To this end, the place where it is located, its origin, its editions, its interactions with the territory in which it is located, and highlights of "remarkable" moments in its existence were researched.
Palavras-chave
Espaço da arteFestival Arte Serrinha
Heterotopia
Território
Art space
Serrinha Art Festival
Heterotopia
Territory