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Histórias que (re)existem

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elc_ppglimiar_dissertacao_muner_aca.pdf (4.025Mb)
Autor
Muner, Ana Clara Amato
Orientador
Almozara, Paula Cristina Somenzari
Data de publicação
27/02/2024
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e Arte
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

O trabalho buscou abordar e questionar as condições de opressão ABSTRACT impostas às mulheres pela sociedade patriarcal, através da produção de uma série de trabalhos artísticos e de uma investigação teórica baseada em estudos da memória e reflexões sobre arquivos fotográficos. Como base para pesquisa, utilizou-se o acervo pessoal de álbuns de família, em que foram investigadas as representações de certas mulheres dentro das imagens selecionadas. Entende-se que, tradicionalmente, as fotografias vernaculares têm sido utilizadas para reforçar um modelo familiar socialmente aceito, silenciando outras identidades e perpetuando um único padrão de mulher. Nesse contexto, propôs-se a apropriação desses arquivos como forma de construir novas memórias, inserindo-os no campo estético e tensionando seu caráter documental. Ao explorar os métodos fotomecânicos, a pesquisa enfatizou a materialidade e o processo criativo envolvido na produção artística. Essas abordagens ofereceram uma oportunidade para desconstruir e reconstruir narrativas visuais, desafiando as representações tradicionais de algumas mulheres na sociedade. O acervo fotográfico pessoal, os formatos narrativos presentes nos álbuns de família e o processo poético desenvolvido em torno deles foram vistos como dispositivos metodológicos autoetnográficos, combinados com uma pesquisa teórico-conceitual em uma relação dialógica com a prática. Dessa forma, uma investigação em linguagens, mídia e arte foi conduzida para compreender os sistemas simbólicos, discursos e performatividades presentes nas imagens selecionadas como objetos de construção de novos significados pautados pela instauração poética. O objetivo central foi ampliar a reflexão sobre o papel de algumas mulheres na sociedade patriarcal brasileira e ressignificá-lo através de trabalhos artísticos. Assim, o projeto buscou não apenas questionar as normas opressivas vigentes, mas também criar um espaço para a expressão e a redefinição das identidades de mulheres, utilizando a arte como ferramenta para esse fim.

 

The work sought to address and question the conditions of oppression imposed on women by patriarchal society, through the production of a series of artistic works and a theoretical investigation based on memory studies and reflections on photographic archives. As a basis for research, the personal collection of family albums was used, in which the representations of certain women within the selected images were investigated. It is understood that, traditionally, vernacular photographs have been used to reinforce a socially accepted family model, silencing other identities and perpetuating a single standard of women. In this context, the appropriation of these files was proposed as a way of building new memories, inserting them into the aesthetic field and tensioning their documentary character. By exploring the methods photomechanics, the research emphasized materiality and the creative process involved in artistic production. These approaches offered an opportunity to deconstruct and reconstruct visual narratives, challenging traditional representations of some women in society. The personal photographic collection, the narrative formats present in family albums and the poetic process developed around them were seen as autoethnographic methodological devices, combined with theoretical-conceptual research in a dialogical relationship with practice. In this way, an investigation into languages, media and art was conducted to understand the symbolic systems, discourses and performativities present in the selected images as objects for the construction of new meanings guided by poetic establishment. The central objective was to broaden the reflection on the role of some women in Brazilian patriarchal society and re-signify it through artistic works. Thus, the project sought not only to question current oppressive norms, but also to create a space for the expression and redefinition of women's identities, using art as a tool for this purpose.

 
Palavras-chave
Fotografia
Poéticas visuais
Álbum de família
Representações de mulheres
Arquivo
Memória
Photography
Visual poetics
Family album
Representations of women
Archive
Memory
Linguagem
Português
Financiador
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Número de Financiamento
0022022/03896-4
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