Confinada (2020): representações do trabalho doméstico no Brasil no contexto da pandemia de Covid-19
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Andrade, Eliane Righi deData de publicação
19/02/2024Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e ArteDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
RESUMO: No contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil, as trabalhadoras domésticas foram expostas a diversos riscos de contaminação, além de terem um aumento significativo em suas jornadas de trabalho, fatores que demonstram como essa conjuntura ampliou a desproteção social desse grupo. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo geral discutir a situação das trabalhadoras domésticas no cenário da pandemia de Covid-19 no Brasil e sua relação com as discriminações de gênero, raça e classe, a partir da análise da webcomic Confinada (2020), de Leandro Assis e Triscila Oliveira, publicada na página oficial do autor no Instagram, entre os meses de abril de 2020 e abril de 2021. Partindo desta proposta, o estudo busca reconhecer de que maneira essa conjuntura evoca uma memória sobre o período escravocrata no país, compreender o papel das mídias digitais e das novas tecnologias na produção e no consumo de conteúdos que debatem temáticas sociais, bem como examinar de que forma o uso da ironia e da sátira, presentes nas histórias em quadrinhos, contribui para a discussão de problemáticas que evidenciam as relações sociais de poder vigentes. Por meio dos estudos foucaultianos do discurso e do dispositivo metodológico da Análise do Discurso de linha francesa (Foucault, 1999); (Pêcheux, 1990, 2008); (Gregolin, 2006), são trazidos à discussão nove recortes discursivos, distribuídos em três eixos temáticos: “vidas infames”; “como se fosse da família” e “Os Bolsominions”, de modo a trabalhar os efeitos de sentido que dizem respeito a questões sociais que envolvem o trabalho doméstico no Brasil e (n)a conjuntura pandêmica. Isso configura esta pesquisa como um estudo de caso, de cunho discursivo e de natureza qualitativa e interpretativa, em que se busca o suporte metodológico da etnografia digital, uma vez que se acompanhou a publicação na rede social mencionada, realizando-se uma problematização sobre o uso do espaço digital para a disseminação da história em quadrinhos, bem como sobre o comportamento do público leitor, a partir dos comentários realizados nas publicações. Mediante a análise, concluiu-se que Confinada (2020) retrata uma representação do exercício do trabalho doméstico remunerado ao longo da pandemia no Brasil, a partir do ponto de vista políticoideológico de seus criadores, os quais, influenciados pela polarização política da época, buscavam denunciar as desigualdades e discriminações que favorecem a desvalorização e a estigmatização desta profissão no país, principalmente em momentos de crise. Ademais, compreende-se que a webcomic indicia representações identitárias de resistência, as quais se relacionam a questões raciais, de gênero e classe, funcionando como um meio alternativo de ativar processos de reflexão crítica e produzindo efeitos sensíveis que contestam as estruturas de poder.
ABSTRACT: In the context of the Covid-19 pandemic in Brazil, domestic workers were exposed to various risks of contamination, in addition to having a significant increase in their working hours, factors that demonstrate how this situation has raised the social lack of protection of this group. Therefore, the research has the general objective to discuss the situation of domestic workers in the context of the Covid-19 pandemic in Brazil and its relationship with gender, race, and class discrimination, based on the analysis of the digital comic book Confinada (2020), by Leandro Assis and Triscila Oliveira, published on the author's official Instagram page, between April 2020 and April 2021. Based on this, the study aims to recognize how this situation evokes a discursive memory of the slavery period in the country; to understand the role of digital media and new technologies in the production and consumption of content that debates social issues, as well to examine how the use of irony and satire, present in comics, contributes to the discussion of issues that highlight the existing social power relations. Through Foucauldian studies of discourse and the methodological device of French Discourse Analysis (Foucault, 1999); (Pêcheux, 1990, 2008); (Gregolin, 2006), nine discursive excerpts are brought into discussion, distributed across three thematic axes: “infamous lives”; “as a member of the family” and “The Bolsominions”, in order to work on the effects of meaning that concern social issues involving domestic work in Brazil and the pandemic situation. Thus, this research configures as a case study from a discursive, qualitative and interpretative perspective, in which the methodological support of digital ethnography is sought, since the publication on the mentioned social network was followed, carrying out a problematization of the use of digital space to disseminate comic books, as well as the behavior of the audience, based on comments made in publications. Through the analysis, it was concluded that Confinada (2020) portrays a representation of the exercise of paid domestic work throughout the pandemic in Brazil, from the political-ideological point of view of its creators, who, influenced by the political polarization of the time , sought to denounce the inequalities and discrimination that favor the devaluation and stigmatization of this profession in the country, especially in times of crisis. Furthermore, it’s understood that the webcomic indicates identity representations of resistance, which are related to racial, gender and class issues, functioning as an alternative means of activating processes of critical reflection and producing sensitive effects that contest power structures.
Palavras-chave
Trabalho domésticoQuadrinhos
Mídia digital
Pandemia
Estudos da linguagem
Domestic workers
Comics
Social media
Pandemic
Language studies