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Moda e subjetividades no Instagram: análise dos comentários em @Camila Coutinho e @Garotas Estúpidas

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elc_ppglimiar_dissertacao_zogbi_rns.pdf (1.998Mb)
Autor
Zogbi, Raíssa Nascimento Silva
Orientador
Doretto, Juliana
Data de publicação
22/02/2024
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e Arte
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

A moda ganhou novas possibilidades de consumo diante do aumento do fluxo de ideias, do compartilhamento de dados e da cultura participativa, impulsionados e potencializados pelas redes sociais, que desempenham papel relevante na comunicação na contemporaneidade e nos consequentes processos de subjetivação a ela vinculados. Nesse cenário, vê-se o fortalecimento da presença de influenciadores digitais no meio on-line, e as novas formas de consumo de informação de moda por eles alavancadas, em contraposição à comunicação jornalística. A partir disso, a presente pesquisa buscou investigar o modo de compreensão do público sobre a moda a partir da presença dessas figuras na rede e identificar indícios de sua influência no processo de construção de subjetividades. Para tanto, o trabalho estudou comentários no perfil do Instagram de Camila Coutinho, uma das principais influenciadoras digitais de moda do Brasil, e de sua página Garotas Estúpidas, que tem origem no blog de moda criado por ela em 2006, mas hoje adota tom mais informativo. Buscou-se, portanto, comparar essas manifestações do público para analisar as semelhanças e diferenças na compreensão da moda dos seguidores de cada perfil ligado à influenciadora, vinculadas aos seus modos de se colocar como sujeito no mundo por meio da moda. Adotou-se a metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), com a categorização e posterior interpretação dessas interações. Com base nas análises, foi possível verificar que nossa hipótese inicial, de que existem apropriações diversas de conteúdos sobre a moda ligados a uma única figura, Camila Coutinho, em páginas que apresentam ou um tom mais pessoal ou cunho mais informativo, se comprovou. Ficou evidente, portanto, que, como se pressupõe em diferentes contratos de comunicação, a informação é tratada de forma diferente nos dois perfis, mas que nesse caso o que se nota é que esses canais nem sempre são responsáveis por inspirar reflexões mais profundas sobre a moda como sistema e forma de expressão e posicionamento. Ao contrário: o que se percebe é que, quando a figura de Camila Coutinho está em destaque, nos dois canais, a compreensão da moda de vários dos seus seguidores mostra uma relação com o vestuário entranhada em valores do mercado, que reforça indícios de projeções identitárias marcadas por questões de diferenciação e status social. No canal Garotas Estúpidas, porém, vê-se maior potencial para o debate sobre a moda como sistema complexo, contraditório e importante para a construção das identidades, mesmo com sua ligação inicial à figura de Camila Coutinho, mas isso acontece quando a imagem da influenciadora não se destaca nas publicações. Tal resultado reforça a importância da comunicação de moda com viés jornalístico.

 

Fashion has new consumption possibilities due to the increase in the flow of ideas, data sharing and participatory culture, driven and enhanced by social networks, which play a relevant role in contemporary communication and the consequent processes of subjectivation linked to it. In this context, we see the strengthening of the presence of digital influencers in the online environment, and the new ways of consuming fashion information leveraged by them, as opposed to journalistic communication. Based on this, this research sought to investigate how the public understands fashion based on the presence of these figures on the network and identify signs of their influence on the process of constructing subjectivities. To this end, the work studied comments on the Instagram profile of Camila Coutinho, one of the main digital fashion influencers in Brazil, and her page Garotas Estúpidas, which has its origins in the fashion blog created by her in 2006, but today adopts a more informative. Therefore, we sought to compare these public manifestations to analyze the similarities and differences in the understanding of fashion by the followers of each profile linked to the influencer, connected to their ways of placing themselves as subjects in the world through fashion. The Content Analysis methodology (Bardin, 1977) was adopted, with the categorization and subsequent interpretation of these interactions. Based on the analyses, it was possible to verify that our initial hypothesis, that there are different appropriations of fashion content linked to a single figure, Camila Coutinho, on pages that present either a more personal tone or a more informative nature, was proven. It was evident, therefore, that, as assumed in different communication contracts, information is treated differently in the two profiles, but in this case what is noticeable is that these channels are not always responsible for inspiring deeper reflections on the fashion as a system and form of expression and positioning. On the contrary: what can be seen is that, when the figure of Camila Coutinho is highlighted, on both channels, the understanding of fashion of several of her followers shows a relationship with clothing ingrained in market values, which reinforce signs of projection identity marked by issues of differentiation and social status. On the Garotas Estúpidas channel, however, there is greater potential for the debate on fashion as a complex, contradictory and important system for the construction of identities, even with its initial connection to the figure of Camila Coutinho, but this happens when the image of the influencer doesn’t stand out in publications. This result reinforces the importance of fashion communication with a journalistic bias.

 
Palavras-chave
Influenciadoras Digitais
Subjetividades
Moda
Camila Coutinho
Garotas Estúpidas
Digital Influencers
Subjectivities
Fashion
Linguagem
Português
Financiador
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Número de Financiamento
001
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
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