Análise da eficiência de nuvens veiculares para o processamento de tarefas
Autor
Souza, Carlos A. P. de
Akabane, Ademar T.
Madeira, Edmundo R. M.
Data de publicação
//2024Tipo de conteúdo
ArtigoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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O paradigma de Nuvens Veiculares está se destacando como uma área de pesquisa proeminente no contexto dos Sistemas de Transporte Inteligente (ITSs), devido à natureza dinâmica de sua topologia, que apresenta soluções que vão desde a otimização do gerenciamento de tráfego até o processamento de tarefas, fazendo uso dos recursos computacionais e o sistema de comunicação sem-fio disponíveis nos veículos. Vários trabalhos da literatura que exploram esse paradigma concentram-se na alocação de tarefas com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos dos veículos, com apoio da infraestrutura viária, a fim de atender às requisições de maneira eficiente. No entanto, esses mesmos trabalhos deixam de realizar uma análise minuciosa das tarefas que foram finalizadas após a alocação em cada nuvem veicular, assim como a totalização das tarefas que não foram finalizadas, omitindo uma avaliação mais abrangente do desempenho do sistema. Com base nesta lacuna, este trabalho tem por objetivo investigar a viabilidade e a eficiência da nuvem veicular formada por veículos de 1-salto de comunicação, sem a necessidade de uma entidade centralizadora. Os resultados experimentais evidenciam que a solução proposta apresenta potencial como uma alternativa viável para o processamento de tarefas. The paradigm of Vehicular Clouds is emerging as a prominent research area within the context of Intelligent Transportation Systems (ITSs), due to the
dynamic nature of their topology, which offers solutions ranging from traffic
management optimization to task processing. This paradigm leverages the com-putational resources and wireless communication systems available in vehicles.
Several works in the literature exploring this paradigm focus on task allocation to optimize vehicle resource utilization, with support from road infrastructure, to
efficiently fulfill requests. However, these studies often fail to conduct a detailed analysis of tasks completed after allocation within each vehicular cloud, as well as the total number of tasks left unfinished, thereby omitting a comprehensive
evaluation of the system performance. Addressing this gap, this study aims to investigate the feasibility and efficiency of vehicular clouds formed by single-hop
communication vehicles, without the need for a centralizing entity. Experimental results indicate that the proposed solution demonstrates potential as a viable alternative for task processing.