Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Alessandra
dc.contributor.authorRibeiro, Miguel
dc.date.accessioned2025-05-05T11:58:13Z
dc.date.available2025-05-05T11:58:13Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17862
dc.description.abstractAssumindo que a prática do professor é especializada e demanda um conhecimento matemático e pedagógico especializado, entende-se que a formação professores, inicial e contínua, necessita contribuir para desenvolver o conteúdo dessas especificidades em diferentes temas e tópicos matemático também com foco na prática na Educação Infantil. Emerge, assim, a necessidade de conceitualizar e implementar Tarefas Formativas com este fito. Essas tarefas incluem as denominadas Tarefas para a Formação que assumem o papel central como recurso para a formação e instrumento de coleta de informações para a pesquisa. Neste artigo, a partir de uma brincadeira para as crianças da Educação Infantil com foco classificação, discutimos as cinco dimensões fundamentais para a implementação de qualquer brincadeira ou tarefa matemática e o conhecimento especializado que se espera desenvolvido no contexto formativo e investigativo.
dc.description.abstractAssuming that the teacher's practice is specialized and requires specialized mathematical and pedagogical knowledge, we perceive teacher education, both initial and ongoing, should contribute to developing the content of these specificities in different mathematical themes and topics, also in kindergarten. In that sense, emerges the need to conceptualize Formative Tasks for this purpose. These tasks include the so called tasks for Teacher Education and play a central role as a resource for teacher education and as an instrument for data collection for research. In this paper, based on a proposal for kindergarten pupils with a focus on classification, we discuss the five fundamental dimensions for the implementation of any mathematical proposal and the specialized knowledge that is expected to be developed in the formative and investigative context.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherRevista Aretรฉ | Revista Amazรดnica de Ensino de Ciรชnciaspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMTSK
dc.subjectTarefa para a formação
dc.subjectEducação infantil
dc.subjectTasks for teacher education
dc.subjectKindergarten
dc.titleTarefa para a formação para desenvolver o conhecimento especializado em classificação na educação infantilpt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.59666/arete.1984-7505.v19.n33.3721pt_BR
dc.identifier.lattes511022288155891pt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record