Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, Alessandra Rodrigues de
dc.contributor.authorRibeiro, Miguel
dc.date.accessioned2025-05-05T11:58:14Z
dc.date.available2025-05-05T11:58:14Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17867
dc.description.abstractO tópico das frações é um daqueles em que a pesquisa mostra que tanto alunos como professores revelam dificuldades, o que indica a necessidade de foco e discussão aprofundada a respeito das especificidades do conhecimento do professor, pois esse conhecimento é o fator que mais impacta nos resultados dos alunos. O desenvolvimento e a melhoria desse conhecimento especializado – que assumimos na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) – demanda contextos formativos e discussão de tarefas com essa intencionalidade. Aqui discutimos o que denominamos de “tarefa para a formação” e especificamos a discussão no âmbito da (re)construção do todo – um dos assuntos centrais para o entendimento das frações. A análise e as discussões sobre a tarefa permitiram propiciar um contexto rico e real para a formação de professores no tópico frações e ampliar o conhecimento matemático requerido aos alunos, envolvendo diferentes compreensões como suporte para a resolução de problemas.
dc.description.abstractThe topic of fractions is one in which research reveals students’ and teachers’difficulties, revealing the need for aspecific focus and discussion regarding the specificities of the teachers’knowledge, since such knowledgeisbe the factor that most impacts on students’outcomes. The development and enhancement of this specialized knowledge –which is undertaken from the perspective of the Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) –requires training contexts and discussions of tasks with this intentionality.In the present work, we discuss what is the task for teacher training and specify the discussion in the scope of the (re)construction of the whole –one of the central issues for understanding fractions. The analyses and the discussion about the task allowed the provision of a rich and real context for teacher training regarding the subject of fractions, surpassing the knowledge required for the students, involving different understandings as support for problem-solving activities.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherACERVO - Boletim do Centro de Documentaรงรฃo do GHEMAT-SPpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTarefas para a formação
dc.subjectMTSK
dc.subjectFrações
dc.subjectTeacher training task
dc.subjectFractions
dc.titlePotencialidades de uma tarefa para promover o conhecimento especializado do professor no tópico fraçõespt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55928/acervo.2675-2646.2021.3.31pt_BR
dc.identifier.lattes511022288155891pt_BR


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples