Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Marcos Paulo de
dc.contributor.authorAlmeida, Alessandra Rodrigues de
dc.contributor.authorRibeiro, Miguel
dc.date.accessioned2025-05-05T11:58:14Z
dc.date.available2025-05-05T11:58:14Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17868
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a implementação de uma tarefa de multiplicação com alunos de terceiro ano do ensino fundamental. Durante a tarefa foi analisado o raciocínio dos alunos, considerando uma maior ou menor evidência na multiplicação. Usamos como referencial teórico os estudos de Vergnaud para melhor entender diferentes raciocínios associados à operação de multiplicação e fazemos uma análise qualitativa do nível de raciocínio dos alunos, percebidos através da escrita ou da explicação oral sobre a resolução a tarefa. Os resultados mostraram que grande parte dos alunos passaram para um raciocínio de transição do pensamento aditivo para o multiplicativo, mas poucos apresentaram pensamento multiplicativo de fato.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherUniversidade Federal de Grande Douradospt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMultiplicação
dc.subjectAnos iniciais
dc.subjectRaciocínio multiplicativo
dc.titleNíveis de raciocínio demonstrados por alunos em tarefas de multiplicação: uma experiência no ensino fundamentalpt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v20n1p29-45pt_BR
dc.identifier.lattes511022288155891pt_BR


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples