Show simple item record

dc.contributor.authorLourenço, Henrique da Silva
dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.contributor.authorWandercil, Marco
dc.date.accessioned2025-05-05T13:39:19Z
dc.date.available2025-05-05T13:39:19Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17880
dc.description.abstractEstudos demonstram que os rankings acadêmicos vêm se constituindo, no Brasil, como emergente campo de estudo, de caráter multidisciplinar, por meio de uma embrionária literatura científica em expansão, produzida por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento preocupados pela compreensão da dinâmica de funcionamento desses instrumentos de avaliação externa. Este artigo se dedica ao estudo dos chamados rankings acadêmicos nacionais, tendo como objetivo compreender a trajetória do Guia do Estudante, umas das pioneiras tabelas classificatórias, na forma de rating de cursos e rankings de instituições de educação superior (IES), que existiu no Brasil durante trinta e dois anos (1986 – 2018). Partindo de uma perspectiva empírico racional, realizou-se análise bibliográfico-documental, tendo como referência quatro dimensões analíticas: (i) tipologia. (ii) funcionamento, (iii) metodologia e (iv) tendências predominantes. A pesquisa evidenciou uma trajetória marcada por cinco períodos: primeiros passos na classificação de cursos (1986 - 1990), classificação de cursos e também de IES (1991-2001), diversificação e instabilidade dos múltiplos ratings (2002-2008), aprimoramento metodológico e redução de tipos de ratings (2009-2015), e ênfase na transparência da metodologia e abrupto encerramento (2016-2018).
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherPontificia Universidade Catolica do Parana - PUCPRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.titleRankings acadêmicos na educação superior brasileirapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifรญcia Universidade Catรณlica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.7213/1981-416x.24.082.ao13pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record