| dc.contributor.author | Alves, Artur Basílio Venturella | |
| dc.contributor.author | Vanz, Samile Andrea de Souza | |
| dc.contributor.author | Calderón, Adolfo Ignacio | |
| dc.contributor.author | Wandercil, Marco | |
| dc.date.accessioned | 2025-05-05T13:39:20Z | |
| dc.date.available | 2025-05-05T13:39:20Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17883 | |
| dc.description.abstract | Objetiva investigar se e como as Instituições de Ensino Superior brasileiras ranqueadas na edição 2020/2021 do Ranking de Shanghai, Leiden, QS e THE mencionam rankings em seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI). A pesquisa é justificada pelo crescente uso dos rankings para a gestão universitária e adota uma abordagem qualitativa, analisando a presença e o conteúdo das menções aos rankings nos PDI's. Os resultados mostram que 59,6% das universidades analisadas em 2022 mencionaram rankings em seus PDI's, representando um aumento de 7,9% em relação ao estudo de 2019. Observou-se uma variedade de abordagens e enfoques nos PDI's, tais como: realização de análise aprofundada dos rankings, simples referência à posição institucional alcançada, adoção de metas de desempenho e a criação de espaços de monitoramento de resultados. Conclui-se que o interesse pelos rankings acadêmicos por parte das universidades brasileiras presentes nas principais tabelas classificatórias internacionais vem aumentando de forma significativa. | |
| dc.language.iso | Português | |
| dc.publisher | USCS Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Rankings universitários | |
| dc.subject | Planos de desenvolvimento institucional | |
| dc.subject | Educação superior | |
| dc.subject | Avaliação externa | |
| dc.subject | Governança universitária | |
| dc.title | Rankings universitários internacionais nos instrumentos de gestão das universidades brasileiras ranqueadas | pt_BR |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifรญcia Universidade Catรณlica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9257 | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 4931639185143968 | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |