dc.contributor.author | Wandercil, Marco | |
dc.contributor.author | Calderón, Adolfo Ignacio | |
dc.contributor.author | Ganga-Contreras, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2025-05-05T13:39:20Z | |
dc.date.available | 2025-05-05T13:39:20Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17885 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar as implicações dos rankings acadêmicos, como instrumentos de avaliação externa, na estrutura de governança das universidades católicas brasileiras. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada pesquisa exploratória por meio de análises documentais e bibliográficas, tomando como referência produção científica obtida em bases indexadas, legislação federal, constituições apostólicas, direito canônico, estatutos, regimentos e Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI’s) dessas instituições. Diante dos inúmeros rankings existentes, evidencia-se em grande parte das universidades católicas, o uso desse ferramental no processo de planejamento estratégico, por meio de seus respectivos desempenhos para o estabelecimento de metas e objetivos. | |
dc.description.abstract | This article aims to analyze the implications of academic rankings, as external assessment tools, in the governance structure of Brazilian Catholic universities. For the development of this study, exploratory research was carried out through documentary and bibliographic analyses, taking as reference scientific production found in indexed bases, federal legislation, apostolic constitutions, canon law, statutes, regulations and Institutional Development Plans (IDPs) of these institutions. In light of the numerous existing rankings, their use is evident in the strategic planning process of most Catholic universities, through their respective performances in establishing goals and objectives. | |
dc.language.iso | Português | |
dc.publisher | FapUNIFESP (SciELO) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | | |
dc.subject | Universidades católicas | |
dc.subject | Rankings acadêmicos | |
dc.subject | Governança universitária | |
dc.subject | Educação superior | |
dc.subject | Avaliação institucional | |
dc.subject | Catholic universities | |
dc.subject | Academic rankings | |
dc.subject | University governance | |
dc.subject | Higher education | |
dc.subject | Institutional assessment | |
dc.title | Os Rankings Acadêmicos: implicações na governança universitária das universidades católicas brasileiras | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifรญcia Universidade Catรณlica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/2175-6236117631vs01 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 4931639185143968 | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |