| dc.contributor.author | Scudeler, Marcelo Augusto | |
| dc.contributor.author | Calderon, Adolfo Ignacio | |
| dc.contributor.author | Pires, André | |
| dc.date.accessioned | 2025-05-05T13:39:21Z | |
| dc.date.available | 2025-05-05T13:39:21Z | |
| dc.date.issued | 2020 | |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17891 | |
| dc.description.abstract | A oferta de cursos na modalidade a distância tem tido um forte crescimento na educação superior brasileira, proporcionando um aumento número de matrículas, em detrimento de um proporcional encolhimento das matrículas nos cursos presenciais. Neste artigo, pretende-se analisar a expansão do ensino superior, com especial ênfase aos cursos de pedagogia. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental; verificou-se o desempenho dos cursos de pedagogia de instituições privadas na edição de 2017 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O artigo foi organizado em quatro partes: na primeira delas foi feita a análise dos instrumentos normativos que favoreceram e permitiram a expansão da oferta de cursos na modalidade a distância; na segunda, realizou-se um histórico da expansão do ensino superior no Brasil; na terceira parte, foi feita uma análise quantitativa dos cursos ofertados por instituições privados que participaram do ENADE de 2017; e, por fim, na última parte, traçou-se uma análise primária do desempenho comparativo dos cursos de pedagogia ofertados na modalidade EAD com os presenciais, a partir dos resultados do ENADE do ano de 2017. | |
| dc.publisher | Universidade Federal do Parana | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior | |
| dc.subject | Educação a distância | |
| dc.subject | ENADE | |
| dc.subject | Curso de pedagogia | |
| dc.title | O desafio da educação a distância no ensino superior brasileiro: a expansão dos cursos de pedagogia à luz do ENADE como referencial de qualidade | pt_BR |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.contributor.institution | Pontifรญcia Universidade Catรณlica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70138 | pt_BR |
| dc.identifier.lattes | 4931639185143968 | pt_BR |
| puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |