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dc.contributor.authorMartins, Edivaldo Cesar Camarotti
dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.date.accessioned2025-05-05T13:39:36Z
dc.date.available2025-05-05T13:39:36Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17893
dc.description.abstractEste artigo objetiva analisar os fatores contextuais de eficácia escolar que contribuíram para que uma escola, localizada em região de alta vulnerabilidade social no município de Ferraz de Vasconcelos, Estado de São Paulo, superasse as metas projetadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nos anos de 2007, 2009 e 2011. Realizamos pesquisa empírica, de natureza qualitativa, com 21 entrevistados (professores, diretor, alunos, pais e funcionários). Os dados foram sistematizados e discutidos quali-quantitativamente à luz da literatura acadêmico-científica. Os resultados apontam que o compromisso com a aprendizagem e as práticas pedagógicas foram os fatores contextuais de eficácia escolar mais relevantes para o alcance dos objetivos de aprendizagem e a superação das metas, resultado de um conjunto articulado de ações, recursos e práticas desenvolvidas pelos diversos atores escolares.
dc.description.abstractThis article aims to analyze the contextual factors of school effectiveness that contributed to a school located in a region of high social vulnerability in the municipality of Ferraz de Vasconcelos, State of São Paulo, exceeding the goals projected in the Basic Education Development Index (Índice de Desenvolvi-mento da Educação Básica in portuguese) in the years 2007, 2009 and 2011. Qualitative empirical research was conducted with interviews with 21 respon-dents (teachers, director, students, parents and employees). The data were systematized and discussed quantitatively in light of academic-scientific lite-rature. The results indicate that the commitment to learning and pedagogical practices were the most relevant contextual factors of school effectiveness to overcome goals. The result of an articulated set of actions, resources, and practices developed by the various school actors.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacional
dc.subjectEducação básica
dc.subjectEficácia escolar
dc.subjectFatores contextuais
dc.subjectAlta vulnerabilidade social
dc.subjectEducational evaluation
dc.subjectBasic education
dc.subjectSchools effectiveness
dc.subjectContextual factors
dc.subjectHigh social vulnerability
dc.titleAvaliação educacionalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32025pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR


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