Rankings acadêmicos na educação superior: tendências da literatura ibero-americana
Autor
Calderón, Adolfo Ignacio
França, Carlos Marshal
Data de publicação
//2018Tipo de conteúdo
ArtigoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Apresenta-se o estado da questão sobre os rankings acadêmicos à luz da literatura ibero-americana. A partir de pesquisa bibliográfica, sistematizaram-se informações em duas categorias: estudos teóricos conceituais, referenciados nos paradigmas do conflito e do consenso, e estudos de referenciais empíricos, dividido em rankings globais, regionais e nacionais. Evidenciam-se, após 2010, predominância de estudos empíricos sobre a performatividade institucional e retração de estudos críticos ao ranqueamento. The state of the question about academic rankings is presented in the context of Ibero-American literature. From a bibliographical research, information was systematized into two categories: conceptual theoretical studies, referenced in the paradigms of conflict and consensus, and empirical referential studies, divided into global, regional and national rankings. After 2010, there is a predominance of empirical studies on institutional performativity and retraction of critical studies to ranking.
Palavras-chave
Rankings acadêmicosEducação superior
Rankings universitários
Academic rankings
Higher education
University rankings