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Princípios de responsabilidade social na Educação Superior: tendências na gestão de instituições confessionais

Autor
Menegat, Jardelino
Sarmento, Dirléia Fanfa
Calderón, Adolfo Ignacio
Data de publicação
//2018
Tipo de conteúdo
Artigo
Programa de Pós-Graduação
Educação
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Este artigo aborda a forma como se processa a questão da responsabilidade social (RS) na gestão das Instituições de Educação Superior (IES), tendo como foco específico instituições do setor privado, sem fins lucrativos e de natureza confessional. Objetiva estudar as tendências em termos dos princípios norteadores, no âmbito da RS, adotados na gestão da educação superior pelas IES da Rede La Salle existentes no Brasil. Foi realizado um estudo de caso múltiplo, tomando como referência as cinco IES mantidas no Brasil pelos Irmãos Lassalistas, por meio da análise de conteúdo dos dados resultantes da aplicação de questionário a 66 gestores universitários (57,4% do total de gestores das IES lassalistas estudadas), bem como a análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de cada uma das IES estudadas. A pesquisa revela especificidades da gestão universitária a partir da identificação de quatro princípios norteadores: 1) postura ética e transparência nas ações; 2) educação e formação integral; 3) ambiente institucional de acolhimento, cuidado e valorização dos atores da ação educativa; 4) compromisso com a vida e a preservação do planeta.
 
his article deals with social responsibility (SR) in Higher Education Institutions (HEIs) management, with a focus on confessional and non-prot private sector institutions. It aims to study the trends in the guiding principles within the SR, adopted in the higher education management by the Brazilian HEIs of La Salle University Network, a Christian religious education order, present in 77 countries. A multiple case study was carried out, taking as reference the 5 HEIs maintained in Brazil by the Lasallian Brothers. The study analyzed the content of the responses resulting from the application of a questionnaire to 66 university managers, who represent 57.4% of the total of managers, and conducted a documentary analysis of the Institutional Development Plan (IDP) of each of the ve Lasallian HEIs studied. The research reveals trends and specicities of university management, aggregated in four guiding principles: 1) ethical stance and actions transparency; 2) education and integral education; 3) institutional environment of reception, care and appreciation of the actors of educational action; and 4) commitment to life and the planet preservation.
 
Palavras-chave
Responsabilidade social universitária
Educação superior
Rede la salle
University social responsibility
Higher education
La Salle university network
Linguagem
Português
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