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dc.contributor.authorFranco, Karla Oliveira
dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.date.accessioned2025-05-05T13:39:37Z
dc.date.available2025-05-05T13:39:37Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17903
dc.description.abstractEste artigo apresenta um panorama do processo de implantação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), com objetivo de compreender sua trajetória à luz das três gerações de avaliação da educação básica no Brasil, no período entre 2000 e 2013. Por meio de estudo bibliográfico, constatou-se a existência dessas gerações no processo de implantação do Simave. A primeira foi identificada em experiências anteriores ao Simave e nos primeiros anos do referido sistema (2000-2002), período pautado pelo caráter diagnóstico das avaliações. Entre 2003 e 2007, foi identificada a segunda geração, marcada pelo início do programa Acordo de Resultados do Governo de Minas Gerais, envolvendo metas de desempenho e gestão por resultados. A terceira, iniciada em 2007, foi marcada pela segunda fase do Acordo de Resultados, envolvendo o pagamento do prêmio por produtividade atrelado ao desempenho dos alunos nos testes avaliativos do Simave.
dc.description.abstractThis article presents an overview of the deployment process of the Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), in order to understand its development in the light of three generations of evaluation of Basic Education in Brazil. These generations were identified through a bibliographical study of the Simave deployment process. The first generation was identified in experiments undertaken before Simave and in the first years of this system (2000-2002), period guided by the diagnostic nature of the evaluations. The second generation of evaluation was identified between 2003 and 2007 and marked by the beginning of the Results Agreement Program of the Government of Minas Gerais involving performance targets and results management. The third generation, started in 2007, was marked by a second phase of the Results Agreement Program, involving the payment of the productivity bonus linked to the performance of students in the Simave evaluation tests.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherFundacao Carlos Chagaspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSimave
dc.subjectAvaliação em larga escala
dc.subjectEducação básica
dc.subjectAvaliação de sistemas
dc.subjectLarge-scale evaluation
dc.subjectBasic education
dc.subjectEvaluation systems
dc.titleO Simave à luz das três gerações de avaliação da educação básicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3826pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


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