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dc.contributor.authorJúnior, Rafael Gabriel de Oliveira
dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.date.accessioned2025-05-05T13:39:54Z
dc.date.available2025-05-05T13:39:54Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17915
dc.description.abstractO presente artigo apresenta um mapeamento e análise das tendências temáticas da produção científica brasileira em torno do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), referente ao período de 1996 a 2011, sistematizando 42 estudos, entre teses de doutorado e dissertações de mestrado, a partir das seguintes categorias: área do conhecimento, linha do tempo da produção científica (cronologia), procedência institucional, distribuição regional, principais orientadores, eixos e tendências temáticas. Verificou-se uma disposição, por parte dos pesquisadores, em analisar os resultados dos alunos nas provas do SARESP, preocupações com os aspectos técnicos da constituição das avaliações e as produções dos alunos, especialmente nas áreas de Português e Matemática, bem como análises dos impactos desse formato avaliativo no contexto escolar. Constatou-se a predominância de uma comunidade epistêmica, hegemônica em termos teórico-discursivos, ancorada no paradigma do conflito.
dc.description.abstractThis article presents a mapping and analysis of the thematic tendencies of the Brazilian scientific production around the System of School Performance Evaluation of the State of São Paulo (SARESP), regarding the period from 1996 to 2011, systematizing 42 theses and selected dissertations, starting from the following categories: area of expertise, the timeline of the scientific production (chronology), institutional origin, regional distribution, the guiding principles, axes and thematic tendencies. A disposition was verified on the part of the researchers in analyses related to the students' results of the SARESP examinations, concerns for the technical aspects of the constitution of these evaluations and the students' productions, especially in the Portuguese and Mathematics fields, as well as analyses of the impacts of this evaluation format in the school context. It was found a predominance of an epistemic community, hegemonic in the discourse-theoretical terms, and anchored in the paradigm of the conflict.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherFapUNIFESP (SciELO)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSARESP
dc.subjectAvaliação em larga escala
dc.subjectAvaliação educacional
dc.subjectEducação básica
dc.subjectLarge-scale assessment
dc.subjectEducational assessment
dc.subjectBasic education
dc.titleSistema de avaliação de rendimento escolar do estado de São Paulo: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1996-2011)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/s0104-40362014000400005pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


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