Rankings na educação superior: as melhores faculdades do Brasil (1982-2000)
Author
Calderón, Adolfo Ignacio
Matias, Raone Cezar
Lourenço, Henrique da Silva
Date
//2014Content Type
ArtigoPostgraduate Program
EducaçãoAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Este artigo aborda o estudo do extinto ranking Melhores Faculdades, o primeiro no campo da educação superior brasileira, criado em 1981 e editado anualmente, por dezenove anos, pela revista masculina Playboy. Foca o funcionamento e a metodologia desse ranking a partir de uma revisão bibliográfica e documental, envolvendo artigos científicos, notícias de jornal, depoimentos de autoridades universitárias publicados em portais da internet e, sobretudo, a análise de suas edições. Partindo da contextualização teórica sobre os rankings acadêmicos, o artigo revela a metodologia adotada pelo ranking em questão, baseada principalmente nas opiniões de chefes de recursos humanos de grandes empresas e diretores dos cursos avaliados, demonstrando a predominância de um grupo de instituições da região Sudeste como responsáveis pelos cursos de melhor qualidade e acenando para, apesar das críticas, a aceitação dos rankings como referenciais de qualidade pelos gestores universitários. This paper presents a study on the now defunct ranking Melhores Faculdades (Best Colleges), the first of its kind in the Brazilian higher education field, created in 1981 and issued on an yearly basis, over the course of 19 years, by the Playboy men’s magazine. We focus on the workings and the methodology of said ranking, based on a bibliography and literature review, comprising scientific papers, newspaper articles, university authorities’ accounts published on web portals, and, most importantly, the magazine issues themselves. Following the theoretical contextualization of the academic rankings, this paper reveals the methodology adopted by the ranking in question, based primarily on the opinions of chief human resources officers of large companies as well as the headmasters of the evaluated courses, highlighting a group of institutions from Brazil’s Southeast Region as the one with the highest quality courses, paving the way for the acceptance of rankings as quality assessment tools by university managers, despite the criticism.
Keywords
Educação superiorRankings acadêmicos
Ranking Playboy
Avaliação educacional
Higher education
Academic rankings
Playboy ranking
Educational evaluation