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dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.contributor.authorPoltronieri, Heloisa
dc.date.accessioned2025-05-05T13:39:55Z
dc.date.available2025-05-05T13:39:55Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17918
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo identificar e analisar os estudos existentes sobre o estado da arte focados na área da avaliação da aprendizagem da Educação Básica, visando a compreender as principais contribuições e preocupações teórico-metodológicas da comunidade científica brasileira na área em questão. As referências de análise foram três grandes pesquisas estruturantes da compreensão da avaliação da aprendizagem como campo de conhecimento, que focam um período de 28 anos (1980 a 2008) (BARRETO; PINTO, 2001; SOUSA, 1994; ULER, 2010), complementadas por duas pesquisas que ressaltam especificidades da área (CANDAU; OSWALD, 1995; SOUSA, 2005). Analisando a produção científica dentro de uma linha de tempo, fica evidenciada a força do paradigma tecnicista nas décadas de 1970 e 1980, bem como as tentativas de sua superação no decorrer da década de 1980 na direção de propostas formativas e emancipatórias. Na década de 1990, a preocupação dos pesquisadores deslocou-se das práticas avaliativas na escola, de cunho tecnicista, para a abordagem crítica das ideias, concepções, teorias e pressupostos da avaliação. Na primeira década do século XXI, constatou-se um direcionamento teórico que acenava para a hegemonia, no campo científico brasileiro, de um paradigma emancipatório, que tinha em seu cerne a avaliação da aprendizagem de forma processual, participativa e formativa. Contudo, as pesquisas demonstram o acentuado distanciamento entre os referenciais teóricos utilizados nas universidades (paradigma emancipatório) e a realidade das escolas públicas (paradigma tecnicista-tradicional).
dc.description.abstractThis article intends to identify and to analyze studies about the State of the Art focused on the evaluation area in the basic education, trying to understand which are the main theo-retical and methodological contributions and concerns of the Brazilian scientific commu-nity to this area. Three important researches, which focus a period of 28 years, from 1980 to 2008 (BARRETO; PINTO, 2001; SOUSA, 1994; ULER, 2010), complemented by two other studies that highlight particularities of the area (CANDAU; OSWALD, 1995; SOUSA, 2005) are the basis to comprehend learning evaluation as a field of knowledge. Analyzing the scientific production in a timeline, the power of the technicist paradigm during the 70’s and the 80’s is evident, as well as the attempts to overcome it during the 80’s in the direction of formative and emancipatory proposals. During the 90’s, researchers’ concerns move from the evaluative practices in the school, of technical approach, to a critical coverage of the ideas, concepts, theories and assumptions of the evaluation. Now, the first decade of this century, in the Brazilian scientific field, it’s noticed a theoretical direction that points to the hegemony of an emancipatory paradigm, whose essence consists in a procedural, partici-patory and formative evaluation of learning. However, the studies show the great distance between theoretical references used in universities (emancipatory paradigm) and reality in public schools (technicist-traditional paradigm).
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherPontificia Universidade Catolica do Parana - PUCPRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagem
dc.subjectEstado da arte
dc.subjectPesquisa em educação
dc.subjectLearning evaluation
dc.subjectState of the art
dc.subjectEducation research
dc.titleAvaliação da aprendizagem na educação básica: as pesquisas do estado da arte em questão (1980-2007)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.7213//dialogo.educ.13.040.ds03pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


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