Show simple item record

dc.contributor.authorRios, Mônica Piccione Gomes
dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.contributor.authorSousa, Klinger Luiz de Oliveira
dc.date.accessioned2025-05-05T13:39:55Z
dc.date.available2025-05-05T13:39:55Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17922
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo analisar os desafios da educação superior brasileira, no que tange ao currículo e às atuais políticas públicas de avaliação, contextualizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nesta análise, foram priorizados três aspectos considerados pertinentes: o lugar dos rankings nas políticas educacionais de Educação Superior de Estado Brasileiro, o Sinaes como política pública na perspectiva de identificar o seu caráter público e inferir acerca do seu potencial em transformar o currículo das universidades e, finalmente, a meta-avaliação de docentes no ensino superior, considerando as atuais políticas públicas de avaliação da educação superior, por meio de um processo de autoavaliação articulado aos instrumentos da avaliação externa integrantes do Sinaes.
dc.description.abstractn this article are analyzed the challenges of Brazilian higher education, in regard to the curriculum and the current assessment policies, contextualized in the National Higher Education Evaluation System (SINAES). In this analysis, three aspects were prioritized and considered relevant: the place of rankings in the education policies on Higher Education of the Brazilian State, SINAES as public policy in order to identify its public character and infer about its potential to transform the curriculum of universi-ties and finally, a meta-evaluation of teachers in higher education, considering the cur-rent public assessment policy of higher education, through a process of self-evaluation articulated with instruments of the external evaluation of SINAES.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherUniversity Nove de Julhopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacional
dc.subjectEducação superior
dc.subjectSinaes
dc.subjectEducational evaluation
dc.subjectHigher education
dc.titleA educação superior em pauta: desafios em tempo de Sinaespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5585/eccos.n29.3681pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record