Show simple item record

dc.contributor.authorCalderón, Adolfo Ignacio
dc.contributor.authorPedro, Rodrigo Fornalski
dc.contributor.authorVargas, Maria Caroline
dc.date.accessioned2025-05-05T13:40:17Z
dc.date.available2025-05-05T13:40:17Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17930
dc.description.abstractAborda-se o conceito de Responsabilidade Social da Educação Superior (RSES) à luz das Conferências Mundiais sobre a Educação Superior de 1998 e 2009, promovidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Embora, em 1998, essa organização se tenha oposto às teses do Banco Mundial, defendendo a responsabilidade do Estado pelo Ensino Superior, passada uma década, a Unesco passa a incorporar e aceitar, como válidos, princípios neoliberais aplicados à Educação Superior, valorizando o conceito de RSES enquanto princípio ético que tenta equilibrar-se na tensão entre a educação como direito humano e como serviço comercial. O neoliberalismo avança no campo da hegemonia, do consenso; a Unesco se metamorfoseia, adaptando-se ao que parece ser irreversível: a vitória da educação como serviço comercial no marco da Organização Mundial do Comércio, levantando, como nova bandeira, o combate às "fábricas de diplomas".
dc.description.abstractThe concept of Social Responsibility of Higher Education (SRHE) is discussed in the light of the World Conferences on Higher Education of 1998 and 2009, which were promoted by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco). In 1998, Unesco was opposed to World Bank theses and defended the State's responsibility for higher education. However, one decade later, it has incorporated and accepted neoliberal principles as valid for application to higher education. Thus, the SRHE concept has been enriched as an ethical principle that seeks to balance tensions between education as a human right and as a commercial service. While neoliberalism moves forward in the fields of hegemony and consensus, Unesco has metamorphosed to adapt to what seems to be irreversible: the victory of education as a commercial service in the molds of the World Trade Organization. A new flag has been raised: the fight against "diploma factories".
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherFapUNIFESP (SciELO)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectUnesco
dc.subjectEducação Superior
dc.subjectGestão universitária
dc.subjectResponsabilidade social
dc.subjectAvaliação
dc.subjectHigher Education
dc.subjectUniversity Management
dc.subjectSocial Responsibility
dc.subjectEvaluation
dc.titleResponsabilidade social da educação superior: a metamorfose do discurso da UNESCO em focopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campina (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/s1414-32832011000400017pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record