Show simple item record

dc.contributor.authorCalderón, Adolfo-Ignacio
dc.contributor.authorBorges, Regilson Maciel
dc.date.accessioned2025-05-05T13:40:18Z
dc.date.available2025-05-05T13:40:18Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17933
dc.description.abstractO ensaio apresenta reflexões teóricas sobre os usos e as apropriações das avaliações em larga escala a partir da produção científica brasileira sobre a temática em questão. Evidencia-se as tensões teóricas e epistemológicas presentes nessas produções, ressaltando as dicotomias e o maniqueísmo decorrentes desse conflito; apontam-se esquemas teóricos criados para compreender os confrontos existentes no campo da avaliação que, no fundo, são de natureza epistemológica; e defende-se a necessidade de abordagens mais abrangentes que permitam compreender a existência das avaliações externas, os usos de seus resultados e o surgimento de boas práticas para o sucesso escolar no contexto de um conjunto de estratégias voltadas para a garantia do direito à aprendizagem e a construção de uma escola eficaz.
dc.description.abstractThe essay presents theoretical reflections on the uses and appropriations of large-scale evaluations based on the Brazilian scientific production on the subject in question. The theoretical and epistemological tensions present in these productions are evident, highlighting the dichotomies and Manichaeism resultingfrom this conflict; theoretical schemes designed to understand the confrontations that exist in the field of evaluation are pointed out, which, in essence, are of an epistemological nature; ; and advocates the need for more comprehensive approaches to understand the existence of external evaluations, the uses of their results and the emergence of good practices for school success in the context of a set of strategies aimed at guaranteeing the right to learning and building an effective school.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherRevista Meta - Avaliacaopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escala
dc.subjectEscola eficaz
dc.subjectEficácia escolar
dc.subjectAvaliação da aprendizagem
dc.subjectLarge scale evaluation
dc.subjectEffective school
dc.subjectSchool effectiveness
dc.subjectLearning assessment
dc.titleAvaliação em larga escala na Educação Básica: usos e tensões teórico-epistemológicaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i34.2281pt_BR
dc.identifier.lattes4931639185143968pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record