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dc.contributor.authorPrudente, Aline Barbosa da Cruz
dc.date.accessioned2025-05-09T12:27:33Z
dc.date.available2025-05-09T12:27:33Z
dc.date.issued2025
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17938
dc.description.abstractEste artigo discute o traje de cena como uma área do design, destacando suas semelhanças e diferenças em relação à moda. Trata-se de uma análise teórica com aplicação prática, que relaciona os elementos e princípios do design com os objetivos da criação de figurino. A metodologia baseia-se em uma revisão bibliográfica, utilizando as contribuições de autores como Dondis (1991), Jones (2011), e Lupton e Phillips (2008), estabelecendo uma correlação entre teorias básicas do design com a prática do designer de figurino. O estudo enfatiza a aplicação de elementos e princípios visuais, como linha, forma, cor e harmonia, no desenvolvimento de trajes cênicos, relacionado às experiências da autora. Ao final, é apresentada uma proposta de aula prática para integrar os conceitos discutidos, visando a formação de novos profissionais na área de figurino. Os resultados apontam para a importância de entender o figurino como uma área do campo de design, capaz de comunicar conceitos e atender às necessidades específicas de uma produção cênica.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherDobraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFigurino
dc.subjectDesign
dc.subjectElementos Visuais
dc.subjectCriação
dc.titleDesign de figurinopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26563/dobras.v18i43.1890pt_BR
dc.identifier.lattes5433558295145580pt_BR


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