Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWechsler, Amanda Muglia
dc.contributor.authorAmaral, Vera Lúcia Adami Raposo do
dc.date.accessioned2025-05-09T14:19:53Z
dc.date.available2025-05-09T14:19:53Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17944
dc.description.abstractA expressão correspondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o comportamento não verbal de um indivíduo. Este estudo teve como objetivo descrever os comportamentos de correspondência de mães e filhos em uma situação natural no contexto médico. Sete díades mãe-criança (crianças com idades entre cinco e oito anos) e uma médica participaram da pesquisa. Com cada díade houve três momentos: 1) entrevista com a mãe e a criança feita separadamente antes do exame médico, 2) filmagem do exame e 3) entrevistas separadas, após o exame, com a mãe e a criança. Os resultados mostraram que, entre os comportamentos categorizados, as crianças apresentaram, em sua maioria, correspondência verbal total - dizer-fazer-dizer (33,33%); já as mães tiveram a maior parte de seus comportamentos categorizados como não correspondência (36,84%). A pesquisa sugere que variáveis como idade, nível socioeconômico, escolaridade e contexto podem exercer influência na emergência da correspondência verbal natural.
dc.description.abstractVerbal correspondence can be defined as the relationship between verbal and non verbal individual's behaviors. This study had as objective to describe correspondence behaviors of mothers and sons in a natural situation in a medical context. Seven mother-child pairs (children with ages between five and eight years-old) and one physician participated in the research. With each pair, there were three moments: 1) an interview with the mother and child separately before the medical examination, 2) filming of the examination and 3) interview after the examination with mother and son, separately. The results demonstrated that, from the categorized behaviors, most children showed total verbal correspondence say-do-say (33,33%). However, the mothers had most of their behaviors categorized as non-correspondence (36,84%). This research suggests that variables such as age, social- economical level, educational level and context may have some influence in the emergency of natural verbal correspondence.
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherRevista Brasiliera de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorrespondência entre dizer e fazer
dc.subjectSituação médica
dc.subjectDíade mãe-criança
dc.subjectCorrespondence between saying and doing
dc.subjectMedical examination
dc.subjectPairs mother-child
dc.titleDizer x fazer de mães e filhos em exame médicopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i1.178pt_BR


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples