• English
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver registro 
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
  •   Repositório Institucional PUC-Campinas
  • Produção acadêmica e científica
  • Artigos de periódicos
  • Publicações
  • Ver registro
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Periodização de treinamento para triathlon na distância ironman

Autor
Mendes, Flávio de Almeida Prado
Franco, Ana Claudia Santurbano Felipe
Daniel, José Francisco
Data de publicação
//2008
Tipo de conteúdo
Artigo
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

O triathlon é um esporte relativamente novo, surgiu em 1978 e a sua primeira forma de disputa, o Ironman, se tornou um esporte à parte, com seus atletas vivendo 24 horas por dia este estilo. O esporte consiste de uma sucessão de três modalidades: natação, ciclismo e corrida. Como o Ironman foi sua primeira forma de disputa, ele transformou-se na forma mais glamourosa de disputa sendo seus atletas reconhecidos como verdadeiros “homens de ferro” devido à extrema dificuldade da prova, com a metragem de 3.800m de natação, 180 Km de ciclismo e 42,2 Km de corrida. Assim, a presente pesquisa tem como objetivos: i) verificar os significados da periodização de treinamento para atletas que vão competir uma prova de triathlon na distância Ironman na visão dos técnicos de triathlon; ii) encontrar maneiras de unir a periodização das três modalidades que compõem o triathlon, na visão dos técnicos de triathlon, além de iii) Investigar os aspectos mental, nutricional, físico, técnico e tático da periodização do treinamento do triathlon para a distância Ironman, conforme a realidade e a literatura pertinente. A investigação caracterizou-se pelas pesquisas bibliográficas (SEVERINO, 2002; GIL, 1996) e de campo descritiva com caráter exploratório (MATTOS, ROSETTO Jr., BLECHER, 2004), com a elaboração e aplicação de questionário específico, contendo doze questões abertas, acompanhado do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido de acordo com o Comitê de Ética da PUC-Campinas aos quatro técnicos de triathlon da cidade de Campinas e região. Os dados foram analisados qualitativamente e quantitativamente e expressados em quadros e figuras. Assim, o trabalho expressa em seu desenvolvimento: i) o triathlon: seu histórico, o esporte, o ironman, a modalidade na atualidade e no Brasil e os acessórios; ii) as modalidades: natação, ciclismo, corrida e transição; iii) os sistemas energéticos; iv) o treinamento esportivo: princípios básicos, ciclos, períodos, tipos de treino e v) os treinos complementares: core training, musculação, flexibilidade, treinamento mental e nutrição. A investigação mostra a importância da periodização planejada corretamente para a conclusão de uma prova de Ironman e por que se deve contar com um profissional da área da educação física no planejamento da periodização. Finalmente constata-se também a relevância dos treinamentos complementares para um triatleta, além de propor uma maneira de organizar os treinos em cada fase da periodização, segundo a visão dos técnicos da modalidade e literatura pertinente.

 

Triathlon is a new sport, created in 1978 and since the Ironman was triathlon´s first race, it became the most glamorous triathlon race in the world, with it´s athletes living 24 hours a day the Ironman Lifestyle. Triathlon consists of a sucession of three sports: swimming, cycling and running. Ironman athletes are always recognized as real fit people because of the great distances of the race: 3.800m swimming, 180 Km cycling and 42 Km foot race. This research has the following objectives: i) verify the importance of the periodization for athletes that are going to race in an Ironman in the point of view of triathlon coaches; ii) find ways to unite the periodization of the three sports in the point of view of triathlon coaches and iii) study the mental, nutritional, physical and tactical aspects of the training periodization in the point of view of triathlon coaches and literature avaiable. The research was bibliographic (SEVERINO, 2002; GIL, 1996) and also an exploratory field research (BLECHER et al. 2004), with the elaboration and aplication of a questionary consisting of twelve open questions aplied to four triathlon coaches in Campinas. The data was analized in quality and quantity with the results expressed in charts and figures. The research comprehends: i) the triathlon: history, the sport, the Ironman, triathlon nowadays in Brazil and it´s accessories; ii) swimming, cycling, running and the transition; iii) the metabolic energy systems; iv) sports training: basic principles, cycles, periods, workouts and v) complementary training: core training, flexibility, strength training, mental training and nutrition. The research demonstrates the importance of a planned periodization for the completion of an Ironman race and why having a Physical Education Coach is essential for the correct periodization. Finally the relevance of the complementary training is shown and a way o organizing the training in each period is proposed.

 
Palavras-chave
Educação física
Treinamento esportivo
Triathlon
Physical education
Sports training
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
  • Publicações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

Navegue

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Entre em contato | Deixe sua opinião