Redes sociais digitais e consumo de música cristã: análise de caso do canal de Gabriela Rocha no YouTube
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Silva, Marcelo Pereira daData de publicação
25/03/2025Tipo de conteúdo
Dissertação de mestradoPrograma de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e ArteDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A Reforma Protestante foi um movimento religioso e da fé cristã que teve início com Martinho Lutero, em 1517, e que contrastou com algumas práticas e questões teológicas concernentes à Igreja Católica da época, uma vez que Lutero defendia a salvação pela fé e o Catolicismo pelo oriundo de indulgências (Lindberg, 2017). Foi nesse contexto que se iniciou uma inovação no gênero musical evangélico, que vem sendo aprimorado desde então. Atualmente, o gênero evangélico, ou gospel, como também é chamado, ocorre por meio da divulgação e circulação nas redes digitais, de dispositivos tecnológicos e técnicas de reprodução, dentro das emergentes dinâmicas produtivas e formas de interação com as audiências próprias dos ecossistemas on-line e de uma sociedade pautada por práticas e experiências de consumo que envolve elementos afetivos, simbólicos e relacionais. Esta pesquisa se debruça sobre o tema: Redes Sociais Digitais e Consumo de Música Cristã: Análise de Caso do canal de Gabriela Rocha no YouTube. O objetivo desta pesquisa é identificar e compreender a ascensão da cantora Gabriela Rocha na divulgação da música evangélica e/ou gospel na plataforma digital YouTube, analisando as questões que permeiam o consumo gospel nas redes e mídias virtuais à luz do estudo de consumo (Baudrillard, 1995; Featherstone, 1999), sua lógica (Bauman, 2010; Lindstrom, 2016) e da comunicação digital, alicerçados no método descritivo de análise de caso (Yin, 2001). A coleta de dados foi realizada no YouTube, apresentando uma análise do processo de comunicação, consumo e interatividade dos seguidores das músicas e demais conteúdos compartilhados no canal de Gabriela Rocha. A pesquisa aponta a cantora em estudo como referência no gênero musical nacional e internacional, a qual representa certa inovação (Plonski, 2017) e renovação nas formas de produzir, circular e consumir música em tempos de consolidação das redes digitais e mídias sociais.
The Protestant Reformation was a religious movement and Christian faith that began with Martin Luther in 1517, and which contrasted with some theological practices and issues concerning the Catholic Church at the time, since Luther defended salvation through faith and Catholicism through indulgences (Lindberg, 2017). It was in this context that an innovation began in the evangelical musical genre, which has been improved ever since. Currently, the evangelical genre, or gospel, as it is also called, occurs through dissemination and circulation on digital networks, technological devices and reproduction techniques, within the emerging productive dynamics and forms of interaction with audiences typical of online ecosystems and a society guided by consumer practices and experiences that involve affective, symbolic and relational elements. This research focuses on the theme: Digital Social Networks and Consumption of Christian Music: Case Analysis of Gabriela Rocha's YouTube channel. The objective of this research is to identify to understand the rise of singer Gabriela Rocha in the promotion of evangelical and/or gospel music on the digital platform YouTube, analyzing the issues that permeate gospel consumption on virtual networks and media in light of the study of consumption (Baudrillard, 1995; Featherstone, 1999), its logic (Bauman, 2010; Lindstrom, 2016) and digital communication, based on the descriptive method of case analysis (Yin, 2001). Data collection was carried out on YouTube, presenting an analysis of the process of communication, consumption and interactivity of the followers of the songs and other content shared on Gabriela Rocha's channel. The research points to the singer in question as a reference in the national and international musical genre, who represents a certain innovation (Plonski, 2017) and renewal in the ways of producing, circulating and consuming music in times of consolidation of digital networks and social media.
Palavras-chave
Redes sociais digitaisConsumo
Estudo de caso
Música evangélica
Gabriela Rocha
Digital social networks
Consumption
Case Analysis
Evangelical music