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A memória de Campinas em cardápios: um estudo de caso usando a multimodalidade

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elc_ppglimiar_dissertacao_bigelli_lr.pdf (2.611Mb)
Autor
Bigelli, Lívia De Resende
Orientador
Andrade, Eliane Righi de
Data de publicação
28/02/2025
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Linguagens, Mídia e Arte
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo

A sociedade atual tem como hábito buscar ambientes fora de casa para o consumo de refeições. Nesses estabelecimentos, nota-se a presença de um material informativo, o cardápio, que é utilizado pelas pessoas na identificação de itens disponíveis para o seu consumo. Dessa forma, devido à presença desse tipo de objeto no cotidiano social, com implicações nas formas de comunicação, uma pesquisa que envolve a sua análise linguístico-visual, considerando aspectos históricos e culturais sobre o objeto em questão, demonstra ser pertinente a um estudo interdisciplinar da linguagem. À vista disso, um estudo sobre a composição visual do objeto tem como objetivo perceber os diferentes elementos presentes na concepção de cardápios físicos, além do intuito de compreender o que é o cardápio e de se investigar a utilização dos modos verbal e não verbal em sua construção e aspectos que se referem à constituição da memória do lugar em que circulam. Esse estudo será realizado por meio da perspectiva dos letramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), com a estratégia metodológica proposta nas obras de Kress e Van Leeuwen (2006, 2010), a qual envolve a abordagem da multimodalidade na relação com a Semiótica social, fazendo um estudo de caso utilizando a análise desse tipo sobre três cardápios de estabelecimentos da região central da cidade de Campinas. O recorte em cardápios de restaurantes tradicionais de Campinas reside no fato de que se trata de uma cidade que é o centro de uma região metropolitana do Estado de São Paulo e conhecida pela riqueza de sua gastronomia. Ao final, espera-se obter uma compreensão geral sobre o cardápio de forma histórica e social, bem como outros aspectos que o envolvem, ampliando, assim, conhecimentos interdisciplinares, considerando as especificidades sobre a criação visual desse objeto bem como a percepção do uso de linguagens diversas e seus efeitos nos cardápios escolhidos, sendo eles aqui identificados como sendo lugares de memória (Nora, 1993).

 

Today's society has a habit of seeking out places to eat outside home. In these establishments, there is an informative material, the menu, which is used by people to identify items available for consumption. Thus, due to the presence of this type of object in everyday life, with implications for different forms of communication, a study that involves its linguistic-visual analysis, considering historical and cultural aspects of the object in question, proves to be pertinent to an interdisciplinary study of language. In view of this, a study on the visual composition of the object aims to perceive the different elements present in the design of physical menus, in addition to the intention of understanding what the menu is and investigating the use of verbal and non-verbal modes in its construction and aspects that refer to the constitution of the memory of the place in which they circulate. This study will be carried out from the perspective of literacy (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), with the methodological strategy proposed in the works of Kress and Van Leeuwen (2006, 2010), which involves the approach of multimodality in relation to social semiotics, conducting a case study using this type of analysis on three menus from establishments located in the central region of the city of Campinas. The focus on menus from traditional restaurants in Campinas is due to the fact that it is a city that is the center of a metropolitan region in the State of São Paulo and is known for the richness of its gastronomy. At the end, it is expected to obtain a general understanding of the menu in a historical and social perspective, as well as other aspects that involve it, thus expanding interdisciplinary knowledge, considering the specificities of the visual creation of this object as well as the perception of the use of different languages and their effects on the chosen menus, which are identified here as being places of memory (Nora, 1993).

 
Palavras-chave
Campinas
Letramentos
Semiótica social
Lugar de memória
Literacies
Social semiotics
Place of memory
Linguagem
Português
Financiador
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Número de Financiamento
001
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